Destaque

Parceria entre Sistema Fiesc, Prefeitura e empresários amplia oferta de testes em Chapecó

Uma parceria entre o Sistema Fiesc/Sesi/Senai, a Prefeitura e o Centro Empresarial de Chapecó (CEC) permitirá ampliar a testagem contra a covid-19 nas empresas locais.

As entidades estiveram reunidas na Prefeitura, nesta semana, para acertar os detalhes dessa intercooperação, em encontro coordenado pelo prefeito João Rodrigues, presidente regional oeste da Fiesc Waldemar Schmitz, presidente do CEC Cidnei Barozzi, vice-presidente da Acic Lenoir Broch e pelo gerente executivo da região oeste e extremo-oeste do Sesi/Senai Jardel Carminatti, além de outras autoridades.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O município de Chapecó recebeu 20 mil testes PCR do Ministério da Saúde e já utiliza os testes rápidos swab nasal/antígeno.

A Prefeitura doará esses testes para o Laboratório de Biologia Molecular (Biomol) do Instituto Senai de Tecnologia. O Biomol disponibilizará esses testes para a comunidade empresarial local, cobrando um valor reduzido por teste. Além disso, o Centro Empresarial subsidiará um percentual. Dessa forma, o custo final de cada teste, para as empresas, será abaixo do valor de mercado.

A operação desse convênio cumprirá o seguinte fluxograma. As empresas interessadas solicitam a testagem ao Sesi através da formalização de um contrato. O Sesi coleta o material e entrega ao Biomol, que realiza os testes e em 48 horas repassa os resultados às empresas. Ao final de cada mês, Senai/Sesi entrega ao Centro Empresarial o relatório dos testes realizados e as respectivas empresas beneficiadas, para o pagamento da contrapartida.

O atendimento ocorrerá por agendamento, por meio de uma central de atendimento do Sesi e destinado somente aos trabalhadores registrados a um CNPJ. As pessoas físicas devem continuar procurando os ambulatórios municipais.

O acordo representa a congregação de esforços para ampliar a realização dos testes, diminuindo o tempo de resposta do PCR e isolando e tratando os positivados. Além disso, o atendimento oferecido pelas entidades do sistema Fiesc diminuirá a demanda nas unidades de saúde do município.

O vice-presidente da Fiesc, Waldemar Schmitz, informou que o Senai realizará até 900 testes por dia, em dois turnos, pelo preço subsidiado que chegará a menos da metade do valor de mercado para as empresas.

A coordenadora do Instituto Senai de Tecnologia de Chapecó, Andressa Casarin, disse que o atendimento tem possibilidade de iniciar na primeira semana de maio. Os testes de validação já começaram. Nova reunião será convocada para o início da semana, visando ajustar detalhes legais e operacionais dessa atividade.

O prefeito João Rodrigues disse que a parceria vem em boa hora, pois com a chegada do inverno será necessário ampliar os testes para diferenciar os sintomas da gripe, que são parecidos com os da covid. Destacou a importância do laboratório de biologia molecular (Biomol), que tem condições de realizar testes PCR em até 48h. Se fosse levar para Florianópolis, o resultado demoraria até oito dias. MB Comunicação

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios