Geral

Pacto Gemellagio é celebrado com comitiva italiana

Mais um capítulo importante do Pacto Gemellagio, firmado entre a cidade italiana de Sarcedo e Concórdia, foi celebrado na manhã do último domingo (3). Com o descerramento de uma placa, no obelisco do Calçadão, que registra a distância entre os municípios, a administração pública registrou, oficialmente, o pacto.

👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS👇

O ato, prestigiado por autoridades locais, contou com a presença da comitiva italiana da comunidade de Sarcedo, formada por dez pessoas e liderada por Maria Tereza Campese, representante do prefeito de Sarcedo, Luca Cortese.

Na ocasião, o coral Santa Cecília, um dos mais tradicionais de Concórdia, apresentou várias canções, inclusive algumas italianas.

Para o prefeito Rogério Luciano Pacheco, esse é um momento muito importante na história de Concórdia. “Com este ato, selamos, oficialmente, aqui em Concórdia, o Pacto Gemellagio que só foi possível graças a soma de esforços de vários envolvidos. Começamos o projeto em 2019 e hoje temos a alegria de celebrar essa proximidade entre as cidades irmãs”, comemora.

Maria Teresa Campese, Secretária de Educação, Cultura e Promoção do Território de Sarcedo, também destacou a importância histórica desse momento. “Estamos muito felizes e gratos por estarmos aqui sendo recebidos com tanto carinho. Esse é um evento importante para celebrar nosso pacto”, comentou Campese.

A Associação Italiana-Vêneta de Concórdia participou da construção do Pacto Gemellagio, uma sugestão dos membros que recebeu o apoio do prefeito Rogério Luciano Pacheco. Os participantes da associação estão engajados na recepção da comitiva italiana, que chegou no sábado para conhecer o município e acompanhar a programação da Expo Concórdia.

Ainda no domingo (3), os italianos conheceram o Museu ngelo Spricigo e assistiram uma apresentação do Grupo La Concórdia. Pela tarde, o intercâmbio foi no Memorial Atílio Fontana e na Capela Santa Augusta. Para encerrar a programação do dia, eles passaram também pela Casa da Memória e viveram a experiência do Filó Talian, na comunidade de Lajeado dos Pintos. Um dia para ficar na história.

Vale lembrar que um dos objetivos do Pacto Gemellagio é, justamente, proporcionar a troca de experiências bem-sucedidas em ambas as cidades, além de viabilizar o intercâmbio cultural e empresarial.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios