Destaque

Os desafios da contabilidade na transformação digital

Para comemorar o Dia do Contador (22 de setembro), o Sindicato dos Contabilistas de Chapecó (Sindicont) e o curso de Ciências Contábeis da Uceff Faculdades promoveram uma live com o tema “Os desafios da contabilidade na transformação digital”. O assunto foi explanado pelo contador e diretor da empresa Consultline, Caciano Zanella, e pelo presidente do Sindicont, Gelson Luiz Dal Ri, com mediação da coordenadora dos cursos de Gestão e Negócios da Uceff Chapecó, Leossania Manfroi, e participação da comunidade acadêmica e empresarial.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

De acordo com Zanella, o contador é um agente de transformação social porque passam por ele muitas informações das empresas. “A contabilidade é uma língua que nós conhecemos. Precisamos transformá-la em dados e informações que se tornam conhecimento que se converte em estratégias para o empreendedor. A contabilidade mede, interpreta, gerencia e diz onde está o problema e o que precisa ser tratado dentro de uma organização, ou seja, ajuda a manter a saúde econômica e financeira adequada da empresa”.

Para isso, é preciso conhecer cada empresa atendida, seu segmento de atuação e como está o mercado. Para auxiliar nessa tarefa, existem tecnologias que automatizam processos. “A união do conhecimento de gestão com as ferramentas adequadas traz um ganho formidável ao trabalho do contador”, frisou Zanella.

O empreendedor contábil enfatizou que as tecnologias não substituirão a atuação dos profissionais. “Nenhuma ferramenta faz o trabalho sozinha, é necessário o contador, com conhecimento de gestão de negócios, para interpretar os dados e transformar em conhecimento acessível”, expôs Zanella, acrescentando que as ferramentas proporcionam mais agilidade e segurança. “Quem tem o feeling e quem sabe quais informações precisam ser analisadas é o contador. Não podemos ter medo das tecnologias, elas não trazem risco, ao contrário, potencializam a profissão”.

Leossania enfatizou que para realizar o trabalho com eficiência é necessário a educação continuada. “É uma das profissões que mais estuda porque a legislação muda com muita frequência e o contador precisa sempre estar atualizado. O Sindicont atua fortemente nesse sentido, oferecendo cursos que dão uma continuidade ao trabalho da universidade na graduação”, assinalou a coordenadora, ao ressaltar a parceria mantida entre o Sindicato e a Uceff na realização das capacitações. (MB Comunicação).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios