Geral

Oficinas de cinema serão oferecidas na Aldeia Toldo Chimbangue

Empoderar e dar voz a comunidade indígena para que possam recontar e resignificar a sua história, ou mesmo imaginar e inspirar o seu futuro. Esta é a pretensão das oficinas que serão ministradas em fevereiro na Escola Indígena de ensino fundamental Fen’nó na Aldeia Toldo Chimbangue.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Com o foco em documentário, serão ofertadas 20 oficinas, com 3 horas de duração cada uma, nas quartas feiras das 18:30 às 21:30 com as práticas nos finais de semana. “Passaremos por todas as áreas de um documentário, da fotografia à produção, da história do documentário ao roteiro, passando pelas áreas mais organizacionais, e também as mais criativas. Destaca o coordenador do projeto, Paulo Pinheiro.

As aulas iniciam dia 10 de fevereiro e os indígenas interessados devem procurar a escola para se inscrever. “A idéia é que os participantes tenham a possibilidade de experimentar esses diversos caminhos e recursos dentro do audiovisual, além de realizar na prática uma obra cinematográfica, com toda sua ontologia e significado”. explica Jandir Santin ministrador das oficinas.

No final das oficinas será realizada um documentário de curta-duração, que será exibido na comunidade, bem como em canais da Internet e das redes sociais. O projeto foi contemplado pelo edital das linguagens 2020 da Prefeitura de Chapecó e também pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, Edição 2020.

Este projeto pretende legar uma ferramenta de expressão e comunicação que continue com a comunidade indígena, e permita, que talvez pela primeira vez na história, ela seja a protagonista da sua própria representação, contadora e artífice da sua própria história.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios