Destaque

OAB/SC e Estado começam a formatar projeto-piloto para parlatório virtual nos presídios

Representantes da OAB/SC, da Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina (PGE/SC) e da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) deram início às tratativas para um trabalho conjunto de formatação do projeto que vai instituir o parlatório virtual nos presídios catarinenses. A ferramenta era requisitada desde março de 2020 pela Seccional, para viabilizar que advogados possam conversar com os seus clientes reclusos por meio de videoconferência previamente agendada, uma medida para garantir o cumprimento da lei e oferecer mais segurança durante a pandemia.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Sem avanços por parte do Estado, a OAB/SC ajuizou ação civil pública requerendo a adoção do parlatório virtual, destacando o sucesso da ferramenta já usada no Paraná, e no dia 18 de dezembro obteve liminar que determinou ao governo catarinense a implantação desta solução em prazo de 30 dias. “Mais do que uma demanda da advocacia criminal, esse é um pleito da cidadania e todos ganham. A implantação do projeto piloto permitirá que as pessoas que se encontram presas tenham acesso à plena defesa e contribuirá para a segurança e a saúde de todos que trabalham no sistema prisional catarinense, ainda mais durante o momento pelo qual passamos”, destaca o presidente da OAB/SC, Rafael Horn.

A partir do acordo firmado com o Estado, a OAB/SC e os demais órgãos integrantes do sistema prisional irão definir as unidades que serão contempladas com a iniciativa no projeto piloto, o tempo de atendimento e a forma como o serviço funcionará. Estiveram presentes na reunião que definiu a realização do projeto o presidente da OAB/SC, Rafael Horn, os conselheiros estaduais da OAB/SC Leonardo Pereima e Alexandre José Biem Neuber, o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais da Seccional, Marlo Almeida Salvador, o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, o secretário da SAP, Leandro Antônio Soares Lima, e o consultor jurídico da SAP, Jordani Pelisser.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios