DestaqueEconomia

Movimento Econômico dos Produtores Rurais cresce 15% em Chapecó

A Prefeitura de Chapecó acompanha periodicamente o movimento econômico de todos os produtos comercializados pelos agricultores do Município, mediante a entrega e o recebimento das notas do produtor. É uma das atividades essenciais do Poder Público Municipal, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sedema), denominada Serviço de Controladoria de Notas, o popular Bloco de Produtor Rural. Em 2019 o setor registrou um montante de R$ 433 milhões movimentados, 15,25% a mais do que o ano anterior que apresentou um movimento econômico de R$ 376 milhões. (acompanhe a variação anual no gráfico).


Veja gráfico da evolução movimento econômico 


Segundo o Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Valdir Crestani, 2019 reiterou a pujança do agronegócio em Chapecó. “Entre as atividades, vale destacar a produção de perus, que teve um incremento de 37,8% em relação a 2018. E o leite, com um aumento de 12,5%”, complementou o Secretário.

Uma análise do movimento no setor nos últimos sete anos mostra uma variação positiva anual de, em média, oito a dez por cento. “Vale lembrar também que em 2017 o setor contabilizou um movimento de 404 milhões e, em 2018, de 376 milhões, uma redução de 6,87%, atribuindo-se principalmente aos impactos da Operação Carne Fraca”, acrescentou Crestani.


Veja gráfico do movimento econômico por atividade


Entenda o Serviço de Controladoria de Notas (Movimento Econômico)

Por meio desse serviço o agricultor se habilita, via nota de produtor, a comercializar e transportar legalmente sua produção até às cooperativas, agroindústrias, outros comerciantes, e até mesmo, entre os produtores rurais. Além isso, o Serviço de Controladoria fornece, por meio do somatório de todas as notas retiradas e devolvidas pelos produtores, o levantamento econômico por produto e o volume total comercializado durante o ano.

Atuam nesse Departamento, junto à Sedema, seis servidores. O atendimento acontece das 7hs às 19hs, no Mercado Público Regional, onde está localizada a Secretaria – Rua Nereu Ramos, 1750-E, bairro Passo dos Fortes. O telefone é o (49) 2049-9118.

Participação do Produtor Rural no ICMS do Município

É importante salientar que a Nota de Produtor Rural participa do Movimento Econômico de Chapecó com valor cheio, ou seja, a Secretaria de Estado da Fazenda computa o valor total da Nota de Produtor para o cálculo do Índice que determina o rateio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) entre os Municípios. O cálculo do comércio, por exemplo, é o resultado entre o valor de entrada da mercadoria e o de saída, isto é, só a diferença entre o valor pago pelo comerciante e o que é vendido ao consumidor que conta para a composição do Índice. “A produção dos agricultores é de extrema importância para a economia do município e para as receitas do poder público, representando hoje, em média, 7% do retorno total do ICMS”, concluiu o Secretário de Fazenda, Geralci João Ampolini.  (Secom/PMC).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios