Destaque

Morre ex-vereador de Chapecó, Anilto Sarturi

O ex-vereador de Chapecó Anilto Sarturi morreu na tarde deste domingo (2), no Hospital Regional do Oeste em Chapecó vítima da Covid-19.

Natural de Rodeio (RS), Sarturi nasceu em 29 de Julho de 1961 e desde cedo sempre teve partipação em grupo estudantil e na política.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Foi cabo da Polícia Militar de Santa Catarina por quase 10 anos. Neste período realizou muitos trabalhos:

– Participou da discussão da construção da Vila Cel. Pacheco mais conhecida como Vila Militar, onde habitavam mais de 100 Bombeiros e PMs e juntamente com os moradores realizou abaixo assinado para o asfaltamento do conjunto habitacional e a construção do Pré Escolar Cantinho Alegre;

– Realizou arborização do Espaço Público e construção da quadra de areia;

– No ano de 1985 fez o primeiro movimento de Praças de SC, ocorrido no Clube Tiradentes que tinha como objetivo, melhor escala de serviço, a retirada do uso do capacete e uma vida com mais dignidade em favor dos Bombeiros e Policiais Militares, onde os mesmos pudessem ter uma convivência maior com seus familiares nos finais de semana;

– No ano de 1988 juntamente com a diretoria dos Cabos e Soldados percorreu todo o Estado de SC, com o slogan “Nosso lugar ao sol” colhendo assinaturas para mudança da Constituição Federal, buscando melhorias na área de Segurança Pública e assegurar os direitos adquiridos. Entre as emendas apresentadas desta-se o “Direito do voto dos cabos e soldados”.

– Foi responsável pelos primeiros encaminhamentos de bombeiros e Policias Militares para trabalhar na função de agentes penitenciários;
– Fez parte da Diretoria do Clube Tiradentes, priorizando o lazer, como a construção do campo de futebol, bocha, organizando eventos esportivos, culturais e outros;
– Aquisição da Área do Centro Social dos cabos e soldados com 2.484m, no ano de 1988, localizada no bairro Líder e no ano seguinte ajudou a construir a sede que trouxe vários benefícios aos policiais como: dentista, advogado, auxílio funeral, convênio com farmácias, supermercados e outros.

*Realização como Vereador na cidade de Chapecó 1993/1996*:

– 56 terrenos aos Bombeiros e Policiais Militares localizado no bairro Líder, beneficiando em torno de 224 pessoas;

– 50 terrenos aos Bombeiros e Policiais localizados no bairro Passo dos Fortes. Negociação envolvendo a Prefeitura e Incorporadora, beneficiando aproximadamente 200 pessoas.

– Construção de uma creche municipal, no bairro Passo dos Fortes, que antes funcionava dentro do quartel, beneficiando os filhos dos policiais;

-Vários Requerimentos destinados ao Governador de SC para a implantação da Polícia Feminina e a Polícia Ambiental em Chapecó. Os requerimentos feitos por Sarturi também contou com o apoio dos demais vereadores.

– Verba para construção da Sede do Corpo de Bombeiros;

– Defendeu por diversas vezes o repasse integral do FUREBOM ao Corpo de bombeiros de Chapecó, que na época havida sido suspenso pela Administração.

– Teve efetiva participação no movimento dos Praças de SC em defesa de melhores salário, articulando com Deputados Estaduais e Federais apoio ao movimento.

– No ano de 2011, conseguiu junto à Prefeitura Municipal de Chapecó, mais 20 apartamentos para Bombeiros e Policiais localizado no bairro Maria Goretti, beneficiando aproximadamente 80 pessoas;

– Sarturi comandou escolinha de futebol de Campo Suprema realizando um trabalho social com jovens adolescentes.

– Atualmente Anilto Sarturi exercia a função de Policial Penal no Presídio Masculino de Chapecó.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios