DestaquePolítica

Moção da Câmara de Chapecó parabeniza primeiro ano do Caoagro

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou por unanimidade uma moção de parabenização pelo primeiro ano de atuação do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio da Polícia Civil de Santa Catarina (Caoagro/PCSC). O pedido, do vereador Cleber Fossá (MDB), lembrou que a criação desta unidade especializada completou um ano no mês de fevereiro e que a sede estadual deste Centro de Apoio está instalada em Chapecó.

Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP

O documento é endereçado ao coordenador do Caoagro/PCSC, o delegado de Polícia e diretor de Fronteira, Fernando Callfass, sendo extensiva a todos os servidores, escrivães de Polícia Civil e agentes de Polícia Civil que integram o Centro. “Essa unidade policial especializada foi criada em 2 de fevereiro de 2022, visando atender aos pleitos e anseios de produtores rurais e todas instituições públicas e privadas representativas do agronegócio e agricultores”, afirmou Fossá.

“Essa moção vem ao encontro do desejo do Poder Legislativo pela continuidade do sucesso e a eficiência do trabalho do Centro de Apoio Operacional, e pela justa homenagem pelos exímios trabalhos prestados pelos servidores a ele vinculados”, disse o vereador. Para Fossá, também é preciso ressaltar e enaltecer a importância de ter uma unidade policial especializada com sede em Chapecó. “O Caoagro/PCSC atende a uma área muito importante para o Estado”, ressaltou.

Números do agronegócio e do Caoagro

O vereador lembrou que o agronegócio responde por 31% do PIB de Santa Catarina e sustenta 70% das exportações catarinenses, mas que as entidades apresentam muita preocupação com a crescente ocorrência de crimes contra atividade do agronegócio nas pequenas, médias, e em grandes propriedades rurais. “A partir da criação do Caoagro, a Polícia Civil passou a centralizar as atividades de polícia judiciária e inteligência, tornando mais eficiente o combate aos delitos”.

Além disso, facilita o mapeamento das ocorrências em todo o Estado. Fossá disse que o Centro registrou 852 Boletins de Ocorrência praticados contra o agronegócio catarinense e identificou essa modalidade de crime em 203 dos 295 municípios do Estado de Santa Catarina durante seu primeiro ano de existência. “Somente no primeiro bimestre de 2023, o Caoagro já recebeu 125 Boletins de Ocorrência relacionados a crimes contra o agronegócio no Estado, em 78 cidades”.

Estes municípios pertencentes a 29 Delegacias Regionais de Polícia, que abarcam todas regiões do Estado, sendo que Delegacias Regionais de Polícia que mais registraram ocorrências contra o agronegócio foram Chapecó, com 15,2%; Lages, com 12%; e Xanxerê, com 10,4%. “O Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio contribuiu e participou de várias investigações e operações policiais, somando mais de 70 neste primeiro ano”, finalizou.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios