A confiança dos consumidores chapecoenses volta a crescer neste mês, após ter regredido em setembro. Isso é o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), levantado em conjunto pelo curso de Ciências Econômicas da Unochapecó e pela Divisão de Pesquisa e Estatística do Sindicato do Comércio (Sicom Pesquisas). Os dados mostram que o ICC aumentou 0,71%, ao passar de 94,49 pontos em setembro para 95,16. Realizada entre os dias 16 a 24 de setembro, a amostra foi composta por 110 mulheres e 135 homens de diversas faixas etárias e classes de renda.
O aumento do índice foi puxado pela confiança da população com idade inferior a 24 anos (19,39%), e por mulheres (11,79%). Já a categoria que apresentou a menor variação foi de consumidores com idade superior a 65 anos (3,90%).
Condições econômicas e endividamento
A pesquisa indica, ainda, aumento no Índice de Condições Econômicas (ICE) e no Índice de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (IEIC). Já no Índice de Expectativas de Consumo (IEC) houve queda.
No Índice de Condições Econômicas houve aumento de 9,20%, atingindo 89,62 pontos, ante 82,07 de setembro. A pesquisa indica também que os consumidores estão mais confiantes com relação às suas finanças e às condições para aquisição de bens duráveis, se comparado ao mês de setembro.
Outro índice com aumento foi do Endividamento e Inadimplência do Consumidor, que permite sondar o nível de obrigações a pagar ou em atraso. Neste mês, o IEIC apresentou aumento de 60,89%. Em setembro esse índice representava 78,10 pontos e agora em outubro subiu para 125,65 pontos. Este resultado é positivo e está alinhado com a redução do nível de endividados e/ou inadimplentes do município, segundo a coordenação da pesquisa.
Já o Índice de Expectativas de Consumo teve baixa de 3,48%. Totaliza 98,56 pontos, enquanto em setembro esses números foram de 102,12 pontos. (Informações Extra Comunica).