Geral

MEIs não precisam mais solicitar alvará e licenças de funcionamento

Uma nova resolução entrou em vigor este mês para facilitar o dia a dia dos microempreendedores individuais de todo país. A partir de agora, os MEI’s estão dispensados de solicitar o pedido de viabilidade, alvarás e licenças para o início de suas atividades.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto, a novidade é um dos reflexos da Lei de Liberdade Econômica que busca reduzir a burocracia e agilizar a abertura de novas empresas. “Essa mudança surge com a resolução 59 do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM) e permite que o Microempreendedor Individual inicie o seu trabalho, inclusive com emissão de nota fiscal no Município, de forma imediata logo após o registro do MEI no Portal do Empreendedor”, reforça o Secretário.

Com a mudança, o MEI precisa ficar atento aos dados informados na hora do cadastro para constituição do novo negócio. As informações repassadas ao Portal do Empreendedor serão recebidas como verdadeiras, sem fiscalização prévia. O documento de Cadastro Municipal da atividade que permite o exercício da atividade de forma imediata será emitido em até 05 dias uteis devido à comunicação entre os sistemas federal e estadual. Importante reforçar que nesta modalidade não será mais gerado nenhum tipo de alvará e caso o microempreendedor necessite o documento, será necessário fazer o pedido de viabilidade.
O Secretário ressalta que os interessados em constituir uma empresa MEI em Chapecó, podem entrar em contato com a Prefeitura para tirar dúvidas referente as questões sanitária e de zoneamento urbano para desenvolvimento das atividades econômicas pretendidas, antes de formalizar o seu cadastro no portal. O principal canal de atendimento acontece via Sala do Empreendedor. As equipes atendem de forma presencial das 07 às 19h, mas apenas com horário agendado. O agendamento ou atendimento remoto para dúvidas devem ser realizados pelo Whatsapp Business no telefone (49) 3319-1028.

O Município conta hoje com mais 11 mil microempreendedores individuais cadastrados. A Sala do Empreendedor no primeiro semestre deste ano já realizou mais de 14 mil atendimentos, desde orientações sobre notas fiscais, constituições, alteração e baixas.

Como constituir uma MEI

O procedimento adotado pelo município de Chapecó para MEIs que não realizarem o pedido de Viabilidade funciona da seguinte forma:

1- Constituição do MEI no www.portaldoempreendedor.gov.br

2- Importação via JUCESC ao REGIN e criação do cadastro Municipal (Automaticamente)

3- Cadastro no sistema de notas do município de Chapecó através do link
http://nfse1.publica.inf.br/chapeco_nfse/jsp/externo/solicitaacesso/index.jsp

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios