Geral

Mapa do comércio de Chapecó identifica participação e principais ramos de cada bairro

Chapecó está na quinta posição em população e tem o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Das 30.342 empresas cadastradas na prefeitura, 26,20% são do comércio. Diante da importância do setor, foi elaborado um mapeamento pela área de pesquisas do Sicom.

O objetivo do Mapa do Comércio de Chapecó é de identificar onde estão concentrados os estabelecimentos comerciais e a participação dos principais ramos em cada bairro. Para o presidente do Sicom, Ricardo Urbancic, ter detalhada a representação das atividades do comércio é uma estratégia de esclarecimento e de incentivo. Argumenta que o Mapa “pode trazer vantagens para os consumidores, que passam a identificar novos locais de comércio de acordo com suas necessidades, e para os empresários, que podem identificar os pontos fortes e fracos de cada bairro”.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Como base para o Mapa do Comércio foram utilizados registros disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Chapecó em julho passado. Assim, o levantamento envolve 29 bairros, onde estão instaladas 6.411 empresas do comércio.

No Centro está a maior participação do comércio: 27,56% do setor e 1.767 estabelecimentos. Em seguida estão os bairros Efapi, com 10,84% e 695 estabelecimentos, São Cristóvão, com 8,08% e 518 estabelecimentos, Líder, com 6,68% e 428 estabelecimentos, e Passo dos Fortes, com 6,41% e 411 estabelecimentos. Os outros cinco bairros, entre os 10 com maior participação do comércio em termos de índice e número de lojas, são: Presidente Médici (5,05% – 324); Palmital (3,35% – 215); Bela Vista (3,07% – 197); Santa Maria (2,84% – 182); e Cristo Rei (2,59% – 166).

Entre os ramos, vestuário é o principal em Chapecó, com 15,40%, seguindo-se autopeças, lanchonetes, bares e restaurantes. Nos 29 bairros presentes na pesquisa, em 82,76% vestuário é o principal ramo de comércio e em 17,24% é autopeças que domina.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios