Destaque

Mãos à Obras Começa a duplicação da Leopoldo Sander

Começou nesta segunda (22) uma das obras de infraestrutura mais importantes para a mobilidade urbana de Chapecó, e que beneficiará toda a região Oeste: a duplicação da Avenida Leopoldo Sander. Considerada uma das principais rotas de passagem e desenvolvimento de Chapecó, a Leopoldo é uma via histórica, liga a BR 282, por meio do acesso já duplicado, ao bairro mais industrial de Chapecó, que também tem uma vocação educacional, que é o Efapi, e liga, ainda, o Aeroporto Serafim Enoss Bertaso.

O aumento de sua capacidade irá contribuir de forma significativa para agilizar o trânsito e proporcionar segurança a pedestres, motoristas e moradores dos bairros próximos: Eldorado, Alvorada, Cristo Rei, Líder e Engenho Braun. A Avenida também dá acesso a comunidades importantes, como Faxinal dos Rosas, Água Santa e outras localidades acessadas pela Avenida Ernesto José de Marco (Rua Araras). “A duplicação da Leopoldo Sander obedece acima de tudo o nosso Plano de Mobilidade. Uma vez concluído o Elevado Vereador Alcindo Moura, o próximo passo como tínhamos programado, é a duplicação da Avenida Leopoldo Sander, sendo hoje nossa prioridade em mobilidade urbana”, destacou o Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon.

Somente em abril de 2020, passou pela Leopoldo, no trecho que compreende o elevado até a rótula da bandeira, uma média de 12.905 veículos por dia. Em maio, 12.972 veículos/dia transitaram no local. Em junho (do dia 1° ao dia 17) o movimento já superou a média/dia dos meses anteriores: passaram no trecho 13.609 veículos diariamente. As informações são da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade (SEDEMOB), e vale considerar que se trata de um dado de trafegabilidade em meio à pandemia.

Além da duplicação da Avenida Leopoldo Sander, que envolve a recuperação do pavimento e o aumento da capacidade, a obra irá contemplar a restauração de um trecho da Avenida Fernando Machado e da rua Xanxerê. Na extensão da Leopoldo, a obra incluiu, ainda, o aumento da capacidade da drenagem existente, um túnel para passagem subterrânea de veículos e pedestres, e um elevado na rua Faxinal dos Guedes, dando acesso ao bairro Eldorado.

O contrato prevê investimentos de R$ 26.833.551,62 recursos da CAIXA, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A empresa vencedora do Processo Licitatório é a Construtora Oliveira Ltda.

Obra autorizada

O início dos trabalhos foi autorizado pelo Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon na manhã desta segunda-feira (22-06), em reunião online divulgada no canal oficial da Prefeitura de Chapecó no YouTube, Facebook e Instagram. Participaram o Vice-Prefeito Elio Cella, o Sócio-Proprietário da empresa, Alcyone Oliveira, o Presidente da Câmara de Vereadores, Ildo Adão Antonini, a Secretária de Coordenação de Governo e Gestão, Fernanda Danielli e o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Américo Nascimento Júnior.

Confira no link abaixo o ato de entrega da Ordem de Serviço que autorizou o início das obras.
https://www.facebook.com/140652922684677/posts/3134804973269442/?vh=e&d=n

Com a ordem de serviço em mãos, o Prefeito falou da importância da obra e do compromisso de Chapecó em tirar do papel obras estruturantes e modernas que irão facilitar o deslocamento e circulação de pessoas e produtores. “Tínhamos um gargalho em mobilidade urbana nessa região da cidade. É importante olharmos pra trás pra valorizarmos o que temos hoje e onde queremos chegar. A duplicação da Leopoldo é a ligação de um conjunto de obras estruturantes de mobilidade que estão desenhando um cenário novo, moderno, inovador e preparado para o crescimento de Chapecó. Vou elencar aqui as mais importantes intervenções dos últimos anos: Elevado, Contorno Viário Oeste, recapeamento da Avenida Attilio Fontana, duplicação do Acesso a BR 282, Contorno Extremo Oeste, que logo iremos autorizar, e a Avenida Ernesto José de Marco. A Leopoldo é um braço que liga tudo isso, por isso é o nosso foco agora”, contemporizou o Prefeito.

Abrangência da obra

A obra de duplicação da Avenida Leopoldo Sander abrange o trecho entre a Avenida Attilio Fontana (elevado) até a BR 480/SC, compreendendo 4.360 metros. O contrato ainda prevê um complementou: a restauração de uma parte da Avenida Fernando Machado (645,98 metros – entre a Leopoldo Sander e a rua Xanxerê) e a recuperação da rua Xanxerê (entre a Fernando Machado e Avenida Getúlio Vargas). A extensão total da obra é de 5.370 metros (92.495,95 m2).

Especificações

Duplicação e Revitalização da Av. Leopoldo Sander

– Extensão – 4.360,00 m
– Área: 128.537,42 m2
– Drenagem pluvial / Tubos – 5.545m / Bocas de Logo – 175 unidades
– Pavimentação Asfáltica – 15.639,42 toneladas
– Meios-fios – 12.404,39 m
– Passeios em Paver – 20.650,11 m2
– Ciclovia em Paver – 8.262,80 m
– Barreira dupla em concreto – 3.742 m
– Gradil de Barreira de Segurança – 3.516 m
– Túnel (passagem inferior de veículos e pedestres) – 25 m
– Obras de contenção (Gabião) – 7.117,00 m3

** Elevado Rua Faxinal dos Guedes (acesso ao bairro Eldorado)

– Muro em painéis pré-moldados – 1.505,00 m2
– Aço – 62.102,00 kg
– Concreto – 420,94m3

** Galerias (Aumento da Capacidade de Drenagem Existente) – 1.003,00 m

– Galerias de 2 x 2 m – 670 m
– Galerias de 3 x 2 m – 333 m

Restauração de trecho da Avenida Fernando Machado e da rua Xanxerê

– Extensão: 1.127 m
– Área: 17.957,65 m2
– Drenagem pluvial / Tubos – 1.168 m / Bocas de Logo – 48 unidades
– Pavimentação Asfáltica – 2.407,42 toneladas
– Meios-fios – 3.600 m
– Passeios em Paver – 4.141,22 m2
– Ciclovia – 1.036,02 m

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng 🤳

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios