Destaque

Magistrada garante que Judiciário não mede esforços para atender pessoas em conflito

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da comarca de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, realizou a primeira audiência virtual de família na última terça (5). Os mediadores utilizaram a internet para que todos os envolvidos conseguissem enxergar um ao outro e conversar, como em uma audiência presencial. Foram cumpridas as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que regram a nova forma de fazer audiências em tempos de pandemia e isolamento social.

Para a juíza da Vara Única da comarca, Carolina Cantarutti Denardin, a experiência é inédita e atende as necessidades dos jurisdicionados. “Embora de forma excepcional, a audiência por meio virtual, em decorrência da pandemia de Covid-19 e da impossibilidade de acesso de pessoas ao prédio do fórum e Cejusc, cumpre as exigências legais e tem por intuito dar andamento aos processos da comarca, buscando atender suas expectativas e dar credibilidade ao Sistema de Justiça que não está medindo esforços para atender as pessoas em litígio/conflito da melhor forma possível”, considerou a magistrada.

Na avaliação dos mediadores da comarca, Rafael Manfrin e Geani Ester Rippel, que utilizaram o meio virtual para realizar a sessão de mediação de família pela primeira vez, a ferramenta se mostrou bastante eficaz.

“A comarca, a partir de agora e tendo a anuência das partes, pretende agendar as sessões por meios virtuais para atender os jurisdicionados da melhor forma possível, enquanto as restrições e o isolamento social se impuserem como uma realidade”, observou Manfrin.

O sistema utilizado é fornecido gratuitamente pelo TJSC e pode ser acessado através de celular ou computador, mediante link exclusivo repassado anteriormente. Nesta quinta-feira (7/5), acontecerá a primeira audiência virtual na área cível, na comarca. Qualquer processo que permita mediação e conciliação pode ser debatido por videoconferência, para garantir o andamento da ação, basta que as partes envolvidas concordem e participem da audiência virtual. O agendamento pode ser solicitado no link https://www.tjsc.jus.br/web/conciliacao-e-mediacao/cejusc-virtual(Elizandra Gomes/TJSC/NCI Oeste).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios