DestaquePolítica

Luciane Carminatti defende atenção aos povos indígenas em SC

Neste dia 19 de abril encerra-se a Semana Estadual dos Povos Indígenas, instituída pela Lei n° 17.678/19, de autoria da deputada Luciane Carminatti (PT). Anualmente, de 13 a 19 de abril, as escolas da rede estadual de ensino devem realizar atividades para promover os povos indígenas e seus direitos.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

“Desde a aprovação sobreveio a pandemia, mesmo assim estamos reforçando o chamado aos educadores e educadoras para a proposta da semana estadual. Já temos exemplos inspiradores de eventos, mesmo virtuais, voltados ao ensino sobre a real história e a situação atual dos povos indígenas no nosso estado”, enfatiza a autora da lei.

Suporte à maior terra indígena do estado

Luciane também está apoiando a entrega de um Centro Multiuso na Aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu. A parlamentar destinou emenda no valor de R$120 mil para as obras, recentemente concluídas. No município de cerca de 7,5 mil habitantes, mais da metade, cerca de 4,3 mil, é indígena. Lá está situada a maior terra indígena em extensão territorial de Santa Catarina: a Xapecó, com 15,6 mil hectares, e pelo menos 8 aldeias oficiais.

Atuação em defesa da educação indígena

A parlamentar está articulando junto às prefeituras a oferta de centros de educação infantil dentro das aldeias. A demanda é uma reivindicação das mulheres indígenas. “Na cultura indígena, as crianças ficam com as mães, mesmo durante os ofícios. Por isso, esse modelo de creche a quilômetros de distância do local de trabalho das famílias não atende às necessidades dos povos indígenas”, destacou.

“Muito a avançar”

“Temos muito a avançar para superar o descaso de Santa Catarina com seus povos indígenas. Acompanhamos o escândalo dos colchões sujos fornecidos pelo poder público para o isolamento sanitário de indígenas no ano passado”, avalia Luciane. “Fora o que eles sofrem no dia a dia e não chega à sociedade. Por isso, dedicar ao menos uma semana do ano para voltar a atenção às necessidades dos povos indígenas é fundamental”, conclui.

Indígenas em Santa Catarina

O IBGE estima que 16 mil indígenas vivem em Santa Catarina, dos povos Kaingang, Xokleng e Guarani. Atualmente, há 17 Terras Indígenas mapeadas oficialmente no estado, além de duas Reservas Indígenas (já homologadas): Aldeia Kondá, em Chapecó e Cachoeira dos Inácios, em Imaruí, no sul do estado. Ascom Deputada

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios