Destaque

Liminar da Justiça do Trabalho determina paralisação total das atividades na JBS

As unidades da JBS em Forquilhinha e Nova Veneza terão que suspender as atividades a partir deste sábado (21). A determinação consta em liminar encaminhada pela Justiça do Trabalho, assinada pelo juiz Paulo André Cardoso Botto Jacon, e atende uma reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIACR).

Em protesto na quinta (19), que contou com a participação do sindicato, os trabalhadores cobraram a suspensão das atividades como forma de prevenção ao coronavírus. Durante o ato, o secretário de imprensa do sindicato, Célio Elias, foi detido pela Polícia Militar (PM), assinou um termo circunstanciado e acabou liberado na sequência.

Ainda nesta sexta (20), por ação dos próprios funcionários, a unidade de Forquilhinha, segundo o sindicalista, atuou com cerca de 20% da capacidade. E em Nova Veneza também teve retaliação por parte dos trabalhadores.

A decisão da Justiça do Trabalho cita a exposição dos trabalhadores ao risco de contágio de coronavírus. “Os empregados dos réus trabalham em turnos, que chegam a aglomerar a média de 600 deles, como bem observa a entidade sindical, o que, sem dúvida, os submete a risco inexigível”, diz o documento.

Sob tutela de urgência, o juiz determina a paralisação, sem prejuízo da remuneração. Também prevê a oportunidade da JBS apresentar um plano de redução de atividade, que garanta a saúde dos empregados e assim evite a paralisação total. “Ressalte-se, contudo, que até sua aprovação, as atividades devem ser suspensas”, determinou.

Caso a empresa descumpra a ordem judicial, está estipulada uma multa de R$ 25 mil ao dia, até o cumprimento da decisão.

O Portal Engeplus tentou contato com a JBS e questionou o cumprimento da ordem judicial, todavia, a empresa se manifestou por meio de uma nota. “A JBS não irá se manifestar sobre o processo. A Companhia reitera que mantém total foco em garantir a segurança de todos seus colaboradores, adotando rígidos protocolos de acordo com os órgãos de saúde”, diz a empresa. (Fonte Engeplus).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios