Leitura é incentivada com espaço especial em escola de Chapecó

7
Fotos: SECOM/PMC

Na Escola Básica Municipal Severiano Rolin de Moura, a biblioteca passou a ser o ponto de encontro nos intervalos das aulas. O projeto surgiu do observar crianças e adolescentes sedentos por novos espaços. Dessa forma, para proporcionar um ambiente externo de leitura, a professora Sônia Serena realizou uma pintura em 3D na parede/corredor que dá acesso à biblioteca representando a natureza.

De acordo com a professora, a natureza, aproximada da arte e foi uma das formas encontradas para proporcionar aos educandos a possibilidade de sair um pouco do concreto e das colunas, mesmo que de forma ilusória, para realizar leituras. “Deixar fluir no imaginário de cada um a sensação de estar num campo florido, sentir o aroma das flores, o barulho da água corrente, o canto das aves e o aconchego natural da mata”, comentou.

No dia a dia, as crianças e adolescentes usufruem do espaço com muita alegria. A professora Sônia, destaca que o projeto tem o objetivo de proporcionar um espaço diferente, favorável a leitura, até mesmo nos intervalos das aulas. “Queremos proporcionar um espaço para que nossos alunos fiquem a vontade para pegarem um livro e ler, como se estivessem em outro ambiente, saindo um pouco do tradicional das paredes da sala de aula”, explicou. A aluna Bianca Rodrigues dos Santos, do 3° ano comentou que o espaço de leitura é ótimo. “A gente se sente bem aqui, da vontade de ler. Parece que estamos no meio da natureza”, finalizou.