
A Polícia Federal deflagrou a operação “Ápis”, nesta quarta (3), com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de descaminho, contrabando de mercadorias e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, a rede de contrabando operava na fronteira entre o Brasil e a Argentina, em Dionísio Cerqueira (SC) e Barracão (PR).
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Como funcionava o esquema
Os suspeitos introduziam no país, transportavam e comercializavam mercadorias de origem argentina de maneira ilícita, incluindo vinhos e gado bovino.
O lucro obtido no esquema era lavado através da compra e venda de imóveis e veículos de luxo. As investigações apontaram que as movimentações financeiras dos envolvidos eram incompatíveis com suas rendas declaradas e a “vida luxuosa”.
Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas residências e estabelecimentos comerciais dos suspeitos, além do bloqueio de valores em contas bancárias que totalizaram cerca de R$ 5.867.877. Também foram apreendidos três veículos de luxo, um caminhão e uma motocicleta.
Os suspeitos estão sendo investigados pelos crimes de descaminho, contrabando e lavagem de dinheiro, crimes que podem resultar em penas de até 19 anos de reclusão, de acordo com a legislação brasileira. Do portal SCC10/SBT