Destaque

Lacen fecha 2020 com mais de 400 mil testes da Covid-19 em SC

O Laboratório Central (Lacen), que atua há 69 anos no diagnóstico laboratorial de doenças infectocontagiosas entre outras atividades, realizou 405.156 testes de RT-PCR, exame coletado por meio de um swab (“cotonete”), considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Os exames são enviados ao Lacen pelas Unidades de Saúde de todo estado, principalmente de hospitais e centros de triagem. Os colaboradores do Laboratório se uniram em uma força-tarefa para processar os exames de diagnóstico da Covid-19 com agilidade e eficiência.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal, conforme explica Darcita Buerger Rovaris, gerente de Biologia Médica do Lacen. “Ampliamos a área de triagem das amostras e realizamos a produção e/ou distribuição de 491.129 kits de coleta que foram enviados aos municípios. Além disso, houve aquisição de equipamentos com tecnologia avançada, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Ministério da Saúde”, reforça.

Os laboratórios regionais do Lacen, localizados em pontos estratégicos no Estado, somam esforços participando efetivamente da realização da fase pré-analítica, que consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento.

Ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial. Já o Lacen da Regional de Joaçaba teve uma ampliação do Laboratório de Biologia Molecular, absorvendo a demanda de parte da população do Oeste catarinense.

A equipe técnica formada por 135 colaboradores foi ampliada com a contratação de 25 novos profissionais. “Além disso, voluntários da área da saúde, entre eles profissionais de instituições e estudantes, colaboraram com seus serviços. Empresas e pessoas físicas doaram equipamentos, insumos e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso dos colaboradores”, cita a gerente Darcita.

Parceiros e apoio do Governo Federal

O Lacen também conta com o apoio de grandes parceiros para agilizar o processamento de testes para detectar a Covid-19 dos municípios catarinenses: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Concórdia; o Hospital Universitário (HU), de Florianópolis, e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).

Além disso, desde o mês de julho, quando a epidemia chegou ao pico, parte da rotina foi encaminhada para plataformas de processamentos criadas pelo Ministério da Saúde, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. “Essas plataformas são laboratórios criados pelo Governo Federal para dar apoio técnico na realização de exames excedentes à capacidade dos laboratórios centrais. Toda a logística de transporte aéreo e terrestre também foi disponibilizada pelo Governo Federal”, acrescenta Darcita Rovaris.

A equipe do Lacen segue trabalhando incansavelmente em turnos que se estendem até a madrugada para atender a demanda e os anseios da população, com profissionalismo e comprometimento. Por Andréa Leonora/ SC Portais

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios