Destaque

Laboratório 3D da Unochapecó produz máscaras para doar ao Hospital Regional do Oeste

A Unochapecó desenvolve mais uma ação para ajudar os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate ao Covid-19. Através do Laboratório Pronto 3D, a Universidade está produzindo máscaras do tipo face shield (semelhantes a viseiras de capacetes), que serão doadas ao Hospital Regional do Oeste (HRO).

A atividade é liderada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, Agência Gestão da Inovação, Laboratório Pronto 3D e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Com as impressoras 3D que o laboratório possui, é possível produzir quatro máscaras por dia. A princípio, serão destinadas 120 máscaras deste tipo para o HRO.

De acordo com a professora do curso, Paula Batistello, antes de iniciar a produção, foram feitos vários testes e consultas com profissionais da saúde, para comprovar a eficácia do equipamento. “Estudamos 4 modelos de máscaras a partir do que já havia sido feito por outras instituições. Testamos as mesmas com profissionais da área, mediados pela engenharia de segurança do trabalho do Hospital Regional do Oeste, e fizemos as adaptações solicitadas nos modelos escolhidos”, explica.

A coordenadora de Arquitetura e Urbanismo, professora  Katiane Balzan da Luz, relata que, a partir das demandas e considerações realizadas pelos profissionais do hospital, a equipe está trabalhando no desenvolvimento e produção de novos produtos e outros tipos de máscaras. “Esperamos apoiar aqueles que estão na linha de frente, com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não apenas seguros, mas confortáveis e práticos. Atualmente o cenário posto para os EPIs na área da saúde é de escassez e valores bastante altos se comparados a outros momentos. Nossa intenção como Universidade é levar apoio com segurança e tecnologias aplicadas, com custo reduzido”, ressalta.

A compra da matéria prima para a produção das máscaras ocorreu por meio de recursos da Fapesc. Além disso, a Rede Pronto 3D, quando criada, também foi a partir de projeto financiado pela Fundação. “Também estamos buscando parceria de empresas e doações para aquisição de outros materiais necessários para a fabricação”, finaliza Katiane. (Fonte Gabriel Kreutz/Assessoria de Imprensa Unochapecó).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/LghOsEwYAqyI6U64hKIOjs

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios