Destaque

Jovens do Novos Caminhos participam de oficinas de preparação para o mercado de trabalho

Quinze jovens participaram, em setembro e outubro, de seis oficinas oferecidas pelo programa Novos Caminhos – iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) – em parceria com o Sebrae/SC. Os temas abordados foram projeto de vida, viagem ao mundo do empreendedorismo, laboratório de ideias, relações humanas e empreendedorismo digital. Os assuntos foram ministrados pela consultora do Sebrae/SC Odilene Ozelame. No último encontro, o consultor do Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum falou sobre comunicação e marketing.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

Nesta semana, no encerramento das oficinas, os jovens receberam os certificados. O gerente executivo do Sesi, Senai e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou a importância da iniciativa. “Os temas das oficinas são atuais e relevantes para o mercado de trabalho. Ao participar dessas capacitações, os jovens estarão mais preparados para o futuro, para ter uma profissão, empreender e conquistar seus sonhos. É um diferencial que contribuirá no momento de uma contratação”, frisou.

Odilene relatou que todos os adolescentes receberam apostilas e, além das aulas teóricas, participaram de dinâmicas e vivências que buscaram inovação, criatividade e integração. “A intenção foi mostrar as oportunidades que existem para que eles busquem crescimento e inserção no mercado de trabalho, além de enfatizar a importância do comprometimento, da ousadia e da inovação, estimulando que eles criem metas, sonhos e projetos para serem implantados no dia a dia e ao longo da vida.”

A importância da comunicação na vida pessoal e profissional foi destacada por Ramthum. “A oficina abordou a importância do marketing nas empresas, mas também no aspecto pessoal. São jovens que estão entrando no mercado de trabalho, e o objetivo foi mostrar oportunidades e como eles têm que tratar sua imagem pessoal, seus comportamentos, como divulgam suas habilidades e seus conhecimentos.”

Para uma das estudantes, participar das oficinas foi importante. “Sabemos que outros jovens não têm essa oportunidade e por isso me sinto honrada. O curso foi gratificante, saio dele com o pensamento diferente. Agora não penso mais o que vou fazer hoje, mas o que vou fazer amanhã e o que posso melhorar para o futuro”, relatou.

A secretária de Assistência Social e Habitação de Nova Itaberaba, Criscieli Bianchi, salientou que esse trabalho é fundamental para os jovens. “Três adolescentes do Programa Abrigo Domiciliar participaram das oficinas e isso fará diferença para o futuro deles. É importante os gestores terem esse olhar, pois para todos o mercado de trabalho está difícil, e inserir os jovens nesses cursos faz toda a diferença.”

A coordenadora da Casa Lar Novos Passos – que atende a comarca de Coronel Freitas –, Glaucia Smaniotto, destacou que a equipe valoriza esses momentos. Ela também participou das oficinas com o objetivo de adquirir mais experiência e conhecimento para dar suporte aos adolescentes que não tiveram a mesma oportunidade. “Sempre aprendemos e temos o que ensinar. Essa parceria é fundamental e com certeza continuaremos participando.”

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios