DestaqueSaúde

Inscrições abertas para Congresso Multidisciplinar Unimed Chapecó

Estão abertas até esta quinta (16) as inscrições para o IX Congresso de Terapia Nutricional e V Congresso de Terapia Intensiva da Unimed Chapecó. O evento on-line é destinado a profissionais e estudantes das áreas de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Farmácia. Os interessados podem realizar a inscrição pelo link: https://saude.unimedchapeco.coop.br/inscricoes-congresso-multidisciplinar.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

O Congresso Multidisciplinar Unimed Chapecó acontecerá na próxima sexta (17) e no sábado (18). A organização é da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) e da Equipe de Terapia Intensiva da Cooperativa Médica. Os patrocinadores são: Abbott Nutrition, Fresenius Kabi, Essencial Fármacos & Nutrição, Nutrir, Medical Saúde e Nestle Health Science.

A nutricionista supervisora de nutrição clínica, Patrícia Dall’Agnol, explica que o evento é realizado a cada dois anos com a participação de palestrantes de renome nessas áreas. “A terapia nutricional é uma modalidade de tratamento que tem por objetivo fornecer energia e nutrientes em quantidade e qualidade adequada para suprir as necessidades diárias e para tratamento específico de algumas doenças. Esse serviço visa melhorar a assistência aos pacientes e reduzir complicações. O trabalho multidisciplinar é de extrema importância para a recuperação do paciente hospitalizado, por isso a atualização constante dos profissionais que atuam na área é necessária”, comenta.

Com o formato on-line, Patrícia antecipa que o evento possibilitará maior alcance do público-alvo, além de garantir segurança individual diante do cenário atual da pandemia de covid-19. “Para o participante esse formato torna-se prático e confortável. Temos a expectativa de abranger um grande número de participantes, estudantes e profissionais da saúde das mais diversas regiões do País”, antecipa.

Programação

A programação inicia nesta sexta-feira (17), às 19 horas, com solenidade de abertura. Na sequência, a nutricionista Patrícia Ruffo abordará “Aplicabilidade do HMB na terapia nutricional”. Depois, às 20 horas, a temática “Situações desafiadoras na UTI: como nutrir o paciente” será apresentada pelo médico intensivista Dr. Paulo Ribeiro. Conclui a primeira etapa do evento o médico de terapia nutricional Dr. João Wilney Franco Filho, às 21 horas, com a palestra “Covid-19 e fraqueza adquirida na UTI: o que aprendemos na UTI e na reabilitação – visão nutroterápica”.

A primeira palestra deste sábado (18) será “Um ano (e contando) de covid-19: o que aprendemos na terapia nutricional até o momento” com a nutricionista Catherine Machado. Na sequência, às 8h40, o tema será “Imunonutrição em pacientes críticos: porque a controvérsia” com a médica intensivista e nutróloga Dra. Valéria Abrahao Rosenfeld. Depois, às 9h20, a enfermeira Andréia Maria Minutti de Almeida abordará “Terapia nutricional em pacientes críticos”.

“Atuação fonoaudiológica em ambiente hospitalar” será o assunto da palestra, às 10 horas, com a fonoaudióloga Mariana Sarconato. A programação prossegue, às 10h40, com o fisioterapeuta Ivens Giacomassi que explanará sobre “Funcionalidade na UTI”. Para finalizar o evento o farmacêutico Francis Wagner Kuhn abordará “Atuação do farmacêutico na terapia nutricional em terapia intensiva”.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios