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Iniciam em março ações do Núcleo do Agronegócio em Seara

Fortalecer o ambiente empreendedor rural regional, desenvolver novas lideranças e contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos participantes. Esses são os objetivos do projeto Núcleo do Agronegócio, no município de Seara, no oeste catarinense, que começará em março deste ano. A iniciativa é da Associação Empresarial de Seara (ACIS), com apoio do Sebrae/SC.

O objetivo do projeto é desenvolver ações que busquem disseminar as informações sobre agronegócio aos jovens searaenses e dos municípios próximos. De acordo com a consultora regional oeste pelo Programa Empreender,Lenir Peres Pavan, as temáticas previstas abrangem as potencialidades de expansão do setor, as influências socioeconômicas e as oportunidades de inovações. “Queremos proporcionar conhecimento para que os jovens se sintam mais seguros sobre sua permanência no setor”, comenta.

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Segundo o presidente da ACIS, Adilson Mattiello, os índices de êxodo rural têm se elevado a cada ano. “Estudos revelam que dos empreendimentos rurais ativos no Brasil apenas 14% sobrevivem até a terceira geração. Esse é um dado alarmante para o setor do agronegócio, que registra crescimentos consideráveis nos últimos anos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Então, em paralelo a força do setor existem desafios enfrentados para a sucessão familiar”, analisa.

Os pilares estratégicos trabalhos no projeto serão: representatividade, conscientização, qualificação, liderança, comunicação e empreendedorismo. Os participantes serão avaliados, por meio de registro dos eventos promovidos, visitas realizadas e participações em reuniões, cursos e palestras. A intenção é analisar o perfil de liderança do jovem e se ele está realmente comprometido com os propósitos do projeto.

Com essa iniciativa espera-se promover a qualificação profissional por meio de ações que disseminem conhecimentos no agronegócio; aumentar a quantidade de jovens atuantes no setor e certificados com cursos de formação profissional; realizar encontros mensais com temáticas relacionadas à área e ministradas por especialistas; organizar missões técnicas com os participantes do Núcleo do Agronegócio; e oferecer aos produtores rurais ferramentas e informações que fomentem seu perfil de liderança. MB comunicação

 

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