Destaque

Inicia limpeza e desassoreamento de rios em pontos de alagamento

A Secretaria de Infraestrutura de Chapecó iniciou na manhã desta terça-feira o trabalho de limpeza e desassoreamento de rios e córregos do município, nos pontos onde ocorrem alagamentos.

O trabalho iniciou pelo Lajeado Passo dos Índios, na esquina das ruas Mato Grosso e Guaporé. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, lá é um dos pontos mais críticos.

“Iniciamos por onde tem mais problemas. Outro ponto que vamos atacar logo é o Lajeado Passo dos Fortes, que passa pelo Ecoparque, onde também ocorrem alagamentos com frequência. Temos a licença para fazer a limpeza e desassoreamento em todos os locais onde tem problema. Estamos com uma retroescavadeira e duas miniescavadeiras trabalhando. Essas máquinas podem entrar nas galerias e fazer a limpeza”, disse Carraro.

O trabalho deve levar cerca de três meses. O diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Marck Ghelen, disse que a licença autoriza autorizada a limpeza em cem pontos onde há galerias e tubulações e, se necessário, 15 metros acima (montante) e abaixo (jusante).

A licença traz as condicionantes para o desassoreamento e dragagem dos cursos de água, como a recuperação das margens e plantio de árvores. O documento foi obtivo após um estudo de impacto ambiental realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

A orientação é para que a população também colabore, não descartando lixo de forma irregular.

“No início do ano deu um alagamento e quando fomos limpar encontramos até sofá e geladeira. Os moradores ribeirinhos também precisam ter consciência de que os materiais jogados no rio são levados pela chuva, trancam as tubulações e os prejudicados são eles mesmos, que sofrem com os alagamentos”, explicou o secretário.

Além dessa limpeza a Administração Municipal vai contratar um equipamento para desobstrução das bocas-de-lobo.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios