Destaque

Indígenas recebem tratores da Funai e tratam demandas com o prefeito

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o secretário da Infraestrutura, Luiz Paulo Carraro, participaram na manhã desta terça (25), do ato de entrega de quatro tratores da Funai para caciques das terras indígenas Kondá (Chapecó), Toldo Chimbangue (Chapecó), Toldo Pinhal (Seara) e Palmas (Palmas-PR).

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A coordenadora regional da Funai, Azelene Inácio, destacou que a intenção e promover a autonomia econômica das aldeias. “O índio não precisa ser pobre. Ele pode usar a tecnologia, buscar autonomia, mantendo suas tradições”, declarou.

O cacique da Kondá, Valdir Salles do Nascimento, disse que o trator vai ajudar bastante. “Vamos plantar feijão, batata doce, milho, que é o que a nossa comunidade consome”.

O cacique do Toldo Chimbangue, Moacir Cavalheiro, falou que sua comunidade depende bastante da agricultura e agradeceu o equipamento. Além dos tratores as comunidades receberão equipamentos, num investimento de cerca de R$ 1 milhão, da Funai.

Após a reunião o prefeito João Rodrigues teve uma reunião com o cacique e lideranças da Kondá, para tratar de outras demandas, como falta de água, e estrutura de educação.

“Nós vamos perfurar um poço, vamos instalar atendimento sócio educativo, mas nós queremos crianças acampadas na cidade, passando frio e correndo risco nos semáforos e nos canteiros das ruas”, disse o prefeito.

Azelene reforçou que que as crianças indígenas não podem ficar em situação de risco.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios