GeralSaúde

Hospital Unimed Chapecó: tecnologia inovadora no tratamento de escoliose

Uma técnica que permite análises médicas mais realistas e detalhadas. A impressão em 3D tem auxiliado os diagnósticos de saúde a partir da prototipagem com imagens fiéis às regiões do corpo analisadas. A ferramenta foi utilizada, recentemente, no Hospital Unimed Chapecó em uma cirurgia inovadora na região. A paciente de 16 anos, a estudante Allana Christina Belleboni, foi submetida ao procedimento cirúrgico para a correção de uma escoliose na coluna vertebral grave, com uma dupla curva de alto grau (50 graus e 80 graus cada curvatura). Tecnicamente é considerada escoliose quando há curvaturas laterais que ultrapassam 10 graus.

O procedimento foi conduzido pelos médicos cirurgiões de coluna, Dr. Eduardo Teston Bondan, Dr. Marcos André Sonagli e Dr. Thiago Setti. A cirurgia, considerada de grande porte, ainda contou com o acompanhamento do médico neurofisiologista de Florianópolis, Dr. Rinaldo Claudino, que realizou o controle neurológico durante a cirurgia para garantir maior segurança do procedimento que envolve a implantação de parafusos próximo a medula espinhal.

“Esse caso precisava passar por cirurgia, pois se tratava de dupla curva grave com deformidade progressiva, que aumentava conforme o crescimento da paciente. A técnica da impressão em 3D permite um planejamento pré-operatório mais fidedigno, gerando mais segurança durante a cirurgia. A reabilitação física iniciou de forma rápida, pois já no segundo dia pós-operatório a paciente conseguiu caminhar com pouca dor”, afirma Dr. Bondan.

O médico destaca que o processo de recuperação envolve sessões de fisioterapia e que, em torno de um mês e meio, os tecidos superficiais já estão cicatrizados, o que possibilita que a paciente já realize parte dos movimentos normais do corpo.

A equipe médica salienta que, na maioria dos casos, a principal dúvida de pacientes e familiares é se a pessoa não perderá o movimento da coluna devido a implantação de tantos parafusos, – 26 no total foram aplicados à coluna de Allana. Dr. Sonagli explica que as vértebras que não recebem os parafusos mantêm os movimentos normais e juntamente com o quadril atuam para que a mobilidade seja parcialmente compensada.

FUTURO

Na última quinta-feira (6), Allana teve alta do hospital e recebeu dos médicos o protótipo (molde em 3D) da coluna produzido antes da cirurgia. Sorridente e aliviada com o resultado, a jovem já faz planos para os próximos anos. “Achei que ia sentir muita dor após a cirurgia. Só tenho a agradecer a toda a equipe pela melhora na minha qualidade de vida”, destaca. A estudante afirma que a experiência obtida no período em que esteve no hospital a inspirou a fazer planos de seguir uma carreira na área da saúde. “Quero ter uma profissão que mude a vida das pessoas, assim como eles mudaram a minha”, enfatiza ao se referir à equipe de médicos e enfermeiros que realizaram o tratamento. (Fonte Unimed Chapecó/MB Comunicação).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios