Destaque

Haverá troca de prefeitos em 59,1% dos municípios catarinenses

Mais de 4 milhões de eleitores foram às urnas no último domingo (15), escolher prefeitos e vereadores que assumirão os executivos e legislativos municipais em Santa Catarina a partir de 2021. Com base em dados do Tribunal Regional Eleitoral – TRE Santa Catarina, a Federação Catarinense de Municípios – Fecam aponta que o eleitorado no estado é de 5.205.931. A pandemia e também o desinteresse fez com que a abstenção chegasse a 22,47% nesta eleição, mais de um milhão de pessoas deixaram de comparecer às urnas. Número maiores do que a última eleição municipal em que 13% dos catarinenses haviam deixado de votar.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Em análise realizada pela Fecam, pelo departamento de desenvolvimento econômico sustentável, a entidade aponta que dos 295 municípios catarinenses, 293 escolheram seus prefeitos já no primeiro turno, apenas Blumenau e Joinville continuam no pleito para definir em segundo turno, no dia 29 de novembro, quem comandará o município no próximo mandato. Em Anita Garibaldi e Petrolândia o resultado ainda é incerto, apesar da população ter escolhido seus mandatários, a corrida eleitoral destes está sub Judice, o que pode mudar o resultado no futuro.

Reeleitos nesta eleição

160 prefeitos e prefeitas catarinenses se candidataram à reeleição, 119 deles foram eleitos no 1º turno, ou seja, 74,37% dos atuais prefeitos que se candidataram foram reeleitos. Um prefeito ainda concorre à reeleição no 2º turno, em Blumenau. O montante é bem acima do avaliado na eleição municipal de 2016, quando 66 prefeitos se reelegeram no 1º turno, totalizando apenas 53,66% dos prefeitos/candidatos eleitos naquela ocasião.

Considerando o universo de 291 municípios catarinense que elegeram seu mandatário no 1º turno, excluindo àqueles que vão a 2º turno e os que estão sub judice, a reeleição nas eleições municipais de 2020 atingiu a marca de 40,81% do estado, enquanto 59,1% dos municípios trocaram a administração municipal. Em 2016, a troca foi de 77%.

Partidos políticos

Do total de prefeitos e prefeitas já definidos, o MDB fez a maior parcela de eleitos, foram 32,99% (96), dois a menos do que a última eleição. 17,87% dos prefeitos e prefeitas eleitos são do PP (52), 14,43% (42) são do PSD; PSDB é o partido de 11% (32) dos eleitos; 9,28% (27) são do PL; 4,47% (13) são do PSL; 3,78% (11) do PT. Sete prefeitos foram eleitos pelo DEM (2,41%) e pelo PDT foram 3 prefeitos (1,03%). O REPUBLICANOS e o PODE fizeram dois prefeitos cada um, ou seja, 0,69%. CIDANANIA, PSB, PSC e PATRIOTA fizeram um prefeito cada (0,34%). Em Blumenau, PODEMOS e DEM disputam o 2º turno, PSD e NOVO disputam a prefeitura de Joinville no dia 29 de novembro.

Representação feminina

Emrelação à representação feminina, 28,57% das candidatas a prefeita se elegeram nas urnas. Foram 28 mulheres que venceram o pleito de um total de 98 candidatas. Se considerar a totalidade dos municípios catarinenses, uma vez que não há mulheres concorrendo ao 2º turno, 9,49% deles terão uma mulher no comando. O número vem crescendo ano a ano, na eleição de 2016 foram 8,4% de municípios com mulheres eleitas e 7% nas eleições de 2012.

Instrução

Em relação ao grau de instrução, a maioria possui Ensino Superior ou Ensino Médio. 54,98% deles possuem o superior completo e 22,34% tem o Ensino Médio. Ensino superior completo foram 8,59%; Fundamental Incompleto 7,22%; superior incompleto 5,15% e Ensino Médio Incompleto 1,37%. (La Via Comunicação).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios