Destaque

GOLPE: Credioeste alerta sobre cobranças de origem duvidosa

O trabalho home-office vem sendo adotado por diversas empresas para manter os negócios ativos durante a pandemia e cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate da covid-19. Neste período, as fraudes ocorrem, principalmente, por meio do uso do nome de instituições de microcrédito. A Credioeste alerta que a ação tem ocorrido de forma generalizada. Os golpistas se passam por colaboradores da Agência de Crédito e ligam para uma lista aleatória de contatos, oferecendo descontos e vantagens indevidas.

Para que os empreendedores fiquem atentos e não caiam no golpe, a gerente da Credioeste, Márcia Biffi, esclarece que a agência não atualiza cadastros por telefone, reforçando que os dados pessoais não devem ser fornecidos. Outra orientação é referente aos pagamentos, pois os boletos contêm a razão social da instituição e são emitidos pelo Sicredi.  “O primeiro passo é certificar-se se o contato é mesmo da Credioeste e sempre desconfiar de propostas com descontos e vantagens que não foram solicitadas”, destaca.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

A oferta de serviços e o golpe do boleto são aplicados em todo o País. Somente em Santa Catarina já foram registrados 5.832 crimes de estelionato neste ano. Os estelionatários passam o número da conta bancária para depósitos ou enviam as faturas por e-mail, geralmente pagas em função do volume de contas a serem quitadas ou desatenção do pagador. Conforme o presidente da Credioeste Ivonei Barbiero, para confundir os empresários, os valores dos boletos são variados, fazendo alusão a taxas ilegais ou que não existem.

“Antes de efetuar qualquer pagamento é preciso compreender do que se trata a cobrança. Geralmente os estelionatários apresentam nas faturas os artigos da Constituição Federal e prováveis punições caso o valor cobrado não seja quitado, aumentando a credibilidade da fraude. Por isso, em caso de dúvida, os empresários devem entrar em contato com as entidades e esclarecer sobre a cobrança para evitar prejuízos”, complementa o presidente da Agência de Crédito.

Contato

Os processos judiciais e extrajudiciais vinculados à Credioeste são de exclusiva responsabilidade dos escritórios de advocacia Bortolotto & Advogados Associados e Rossetto Assessoria Jurídica. Ao receber mensagens e ligações suspeitas, entre em contato por telefone (49) 3322-3051 e pelo e-mail gerencia@credioeste.org.br(MB Comunicação).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios