Geral

Gato é primeiro pet do Brasil a contrair Sars-CoV-2

Um gato de Cuiabá se tornou o primeiro pet do Brasil a contrair o vírus Sars-CoV-2 que, em humanos, causa a Covid-19. De acordo com Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a principal hipótese é de que o animal tenha contraído o vírus de seus donos.

O caso foi enviado para a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena um estudo nacional sobre como se dá a transmissão do coronavírus entre cães, gatos e seres humanos. Segundo o coordenador da pesquisa nacional, professor Alexander Biondo, não é correto afirmar que animais “contraem a Covid-19”, uma vez que o coronavírus é a doença em si, com seus sintomas e consequências, e os animais, conforme pesquisas, somente contraem o vírus, sem manifestá-lo ou transmiti-lo.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O estudo da UFPR será realizado com cerca de mil animais voluntários em Curitiba, Cuiabá, Belo Horizonte, São Paulo, Campo Grande, e Recife.

De acordo com Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), não há evidências científicas de que animais domésticos sejam fontes de transmissão da Covid-19 para humanos.

Programadas para chegar amanhã (21/10) na UFPR, as amostras do gato de Cuiabá serão sequenciadas para que se possa comprovar e entender se o animal realmente contraiu o vírus de seus tutores. (Fonte CNN Brasil).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios