DestaquePolítica

Frente parlamentar atuará em defesa dos animais

Foi instalada na tarde desta quarta (9), no plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, a Frente Parlamentar de Proteção e Bem-Estar Animal, reunindo deputados e vereadores com objetivo de unificar forças com organizações ambientalistas, entidades que atuam em favor dos animais, protetores independentes, veterinários, zootecnistas, poder público e sociedade para formular políticas públicas que realmente saiam do papel. Entre os temas propostos estão a criação de fundo de proteção animal, uma política de castração desenvolvida em parceria com a iniciativa privada, maior controle em relação aos gatos e cães e a comercialização de animais, além de uma atenção aos animais silvestres.

O coordenador da frente parlamentar, deputado Marcius Machado (PL), enfatizou que a expectativa é de que as organizações não governamentais e pessoas ligadas à causa de proteção animal participem e proponham ações para que se possa criar e consolidar políticas públicas que venham a agregar à causa das quatro patas. “Com as contribuições iremos fortalecer o sistema de poder legislativo em relação aos maus-tratos, abandono, elaboração e implementação de instrumentos legais que atendam aos preceitos de saúde, proteção e do bem estar animal, que está associado à segurança da comunidade.”

O deputado disse ainda que uma das preocupações da frente será com os animais silvestres, por isso querem fortalecer leis que incentivem a construção de passa fauna. As políticas públicas de proteção não podem ser restringidas apenas aos animais domésticos, explicou Marcius, destacando que a questão dos animais silvestres, marinhos e a adoção têm sido alvo de ações ativistas da sociedade civil. “Os governos têm sido tímidos, até porque, embora o tema tenha crescido na atenção popular, e consequentemente de políticos, ainda não há um entendimento completo sobre a causa que trata dos animais silvestres”.

Marcius afirmou que debater projetos e conscientizar as pessoas sobre a relação de convívio com os animais é essencial. “Juntos vamos refletir sobre a busca de meios para o controle populacional, os resgates, assim como os cuidados e prevenção à saúde pública, às doenças, zoonoses e muitos outros”. Combate ao tráfico, maus-tratos aos animais silvestres e marinhos também poderão ser discutidos em futuras reuniões da frente.

A protetora e membro da Comissão de Direitos dos Animais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Balneário Camboriú, Natally Muniz, ministrou uma palestra sobre a evolução do direito dos animais durante o lançamento da frente parlamentar. Ela apresentou um histórico das conquistas dos direitos dos animais e destacou como um grande avanço o projeto aprovado neste ano no Congresso Nacional que afirma que os animais não são coisas, mas sim seres cientes, que conseguem sentir emoções. Natally citou como retrocesso a aprovação no ano passado da lei que prevê a utilização de animais em práticas desportivas, desde que sejam manifestações culturais.

Integram ainda a frente parlamentar de proteção e bem-estar animal os deputados Marlene Fengler (PSD), Volnei Weber (MDB), Jessé Lopes (PSL), Felipe Estevão (PSL), Fernando Krelling (MDB), Neodi Saretta (PT), Ricardo Alba (PSL), Luciane Carminatti (PT), Paulinha (PDT) , Jerry Comper (MDB), Mauro de Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT), Kennedy Nunes (PSD), Romildo Titon (MDB) e Sargento Lima (PSL). (Por Ney Bueno/Agência AL).

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios