
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), divulgou na sexta (12), que instaurou um procedimento para investigar a presença de simbologia nazista em fotos antigas que estariam emolduradas e expostas nas paredes da Secretaria de Educação do Município de Dona Emma, no Alto vale do Itajaí.
Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
As imagens estariam no hall de entrada, expostas no meio de outras fotos antigas, em preto e branco. Entre elas, teria imagens de crianças em frente à uma escola local com uma bandeira nazista e fotos de uma reunião de um grupo identificado como “simpatizantes de Hitler”.
O procedimento foi instaurado a partir de uma notícia divulgada pela Agência Pública e reproduzida em diversos veículos de comunicação. O objetivo do MPSC é apurar se há ou não a prática de crime previsto na Lei de Racismo. Nesse sentido, foi determinada a juntada da matéria jornalística ao procedimento e a expedição de ofício ao Secretário de Educação do município de Dona Emma, para que esclareça o contexto de uso, exposição e publicação das imagens, levando em conta o que dispõe a Lei de Racismo em seu art. 20, §§ 1º, 2º e 2º-A.
Na tarde de sexta (12), o Portal SCC10 entrou em contato com a secretária de Educação de Dona Emma, Sonia da Silva, que explicou que a secretaria divide espaço com a biblioteca municipal, que tem um acervo com registros da história da cidade, que inclui as fotos com simbologia nazista. Ela ainda ressaltou que as imagens são registros antigos e que a secretaria “de forma alguma compactua com o nazismo”. Por SCC10