Blogs e Colunas

FINANÇAS PESSOAIS: Karini Reckziegel Paranhos

A importância da educação financeira em sua vida

Em época de dúvidas e preocupações com o futuro, onde crises e reviravoltas econômicas acontecem a toda hora, a educação financeira e o planejamento econômico são essenciais para uma vida tranquila e segura.

É notória a importância da educação financeira para as pessoas terem bem estar no seu dia a dia. Na atualidade esse tema já vem sendo trabalhado em diversos setores como colégios, empresas e bancos que estão preocupados com o amanhã de seus alunos, funcionários e clientes, desenvolvendo um trabalho específico e de grande relevância para o presente e futuro dos mesmos.

Ter uma vida financeira saudável trás diversos benefícios. Para a busca de melhor qualidade de vida é fundamental entender a importância de alcançar a saúde financeira. Manter as finanças saudáveis não significa ter um salário altíssimo. Seu equilíbrio financeiro está relacionado a quanto se gasta e não quanto se ganha. Enfim, ganhar X e gastar X+1 a conta no final do mês não irá fechar.

O primeiro passo é mudar o jeito como você percebe sua saúde financeira, assumindo mudanças necessárias para ter uma vida material regrada. Esse assunto não é mais apenas para investidores, mas para todos que querem ter suas finanças saudáveis.  Apreendendo a poupar e investir da maneira apropriada, com segurança e garantindo um futuro econômico estável para você e sua família

Um clássico exemplo que acontece todos os dias com boa parte da população é o círculo vicioso das contas a pagar serem maiores que os ganhos. Quando o que se ganha não cobre o que se gasta começa um círculo vicioso, muitas vezes perigoso e de difícil recuperação.

Quando chega o salário é importante separar ao menos 15% para quitar dívidas atrasadas se houver, de 10% a 20% para investir e o restante para gastos fixos e variáveis. Dessa forma fica mais fácil se engajar e mudar a forma como você gerência suas finanças.

O ideal a fazer, é sempre buscar viver dentro de suas possibilidades evitando as “pressões” que direta ou indiretamente a sociedade, redes sociais, imprensa e muitas vezes os próprios ciclos de amizade exercem.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios