Destaque

Fiesc e sindicatos patronais alinham estratégias para o fortalecimento da indústria

As ações de apoio técnico e de gestão para as empresas associadas, além dos projetos sociais desenvolvidos pelos sindicatos patronais da indústria foram apresentados nesta semana em reunião da Vice-Presidência Regional Oeste da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). O encontro foi coordenado pelo vice-presidente regional Oeste da Fiesc, Waldemar Antônio Schmitz, ocorreu em Chapecó e também tratou de assuntos de interesse da indústria.

Participaram os dirigentes do Simovale, Sindiplasc, Sicomai, Sinduscon, Sindialimentos, Simmex, Sicec e Simec e os executivos e coordenadores regionais da Fiesc e do Sesi/Senai.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Chapecó (Simec) atua em uma área que abrange 34 municípios do Oeste, mantém benefícios e adota medidas consistentes de apoio às empresas associadas, como cursos, palestras, convênios, missões empresariais, visitas técnicas, entre outros. Também promove a Feira Eletrometalmecânica que traz atualização, inovação tecnológica e realização de negócios para o setor. Recebeu, em 2018, o primeiro lugar no Troféu Destaque no Desenvolvimento Associativo da Vice-Presidência Regional Oeste da Fiesc e, neste ano, como resultado da reformulação do planejamento estratégico e melhorias na gestão, recebeu o Prêmio Catarinense de Excelência 2019.

A promoção da Mercomóveis 2019 foi uma das ações do Sindicato da Indústria Madeireira e Moveleira do Vale do Uruguai (Simovale). A 11ª edição da feira recebeu mais de 8 mil visitantes que juntos fomentaram um volume de negócios da ordem de R$ 155 milhões. A entidade também atuou para abrir possibilidades de mercado internacional para os associados e importação de madeira da Argentina.

O Sindicato da Indústria do Material Plástico do Oeste Catarinense (Sindiplasc) representa empresas sediadas em mais de 100 municípios. Entre as iniciativas em 2019, estiveram cursos sobre a Norma Regulamentadora 12, reforma tributária, inovação, entre outros.

Cursos, seminários e palestras sobre segurança no trabalho, recursos humanos, reforma tributária e previdenciária, entre outros assuntos, foram promovidos pelo Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon). A entidade também iniciou uma pesquisa sobre o mercado imobiliário de Chapecó que será realizada duas vezes por ano. Outra ação foi a promoção do Dia Nacional da Construção Social com a disponibilização de diversos serviços para a comunidade.

Entre as ações apoiadas pelo Sindicato das Indústrias de Olaria, de Cerâmica para Construção, de Mármores e Granitos de Chapecó (Sicec) está o investimento, por parte das empresas associadas, em energia fotovoltaica. O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Xanxerê (Simmex) está trabalhando para fortalecer a entidade e o associativismo.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil da AMAI (Sicomai) promoveu cursos para as empresas associadas e atuou para fortalecer a entidade. O Sindicato das Indústrias de Alimentação do Oeste Catarinense (Sindialimentos) também realizou cursos e promoveu mais uma edição o Dia Mundial do Pão, em parceria com a FIESC, com a Faculdade SENAI e com a Escola Básica Municipal Vila Rica.

De acordo com Waldemar Schmitz, a reunião foi importante para avaliar o ano, compartilhar experiências, discutir ações e alinhar estratégias para o aprimoramento dos sindicatos patronais e o fortalecimento das indústrias. “Os sindicatos e as indústrias têm a estrutura da FIESC à disposição, com todas as áreas e entidades como SESI, SENAI e IEL, o Observatório da Indústria, as câmaras setoriais e toda uma equipe preparada para fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões”, finalizou. (Informações MB Comunicação).

Quer receber Notícias como esta no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios