DestaqueGeral

Feira da Agricultura Familiar e Artesanato é inaugurada na Unochapecó

O Jardim das Artes da Unochapecó é um lugar bonito, arborizado e confortável. E agora, nas terças-feiras, quem passa por lá das 16h às 21h, pode desfrutar de uma novidade. A Feira de Agricultura Familiar e do Artesanato Dom José Gomes, que iniciou nesta quarta (24) trouxe um toque caseiro e um sabor natural que se misturavam com a simpatia e o sorriso no rosto de quem vendia e de quem comprava. A inauguração da Feira chegou junto com a primavera e trouxe muito mais cores e cheiros para a Universidade. Além de proporcionar mais qualidade de vida para quem consome, os produtos comercializados não pesam quase nada no bolso. A Feira também tem parcerias com feirantes que trouxeram artesanatos, inclusive indígenas.

Não fazia nem sequer uma hora do início da feira, as luzes ainda estavam sendo montadas, e o movimento já era tanto que alguns produtores haviam vendido todos seus produtos. A Feira da Agricultura Familiar da Uno confirmou todas as expectativas. Estudantes, técnicos administrativos, professores e a comunidade em geral estiveram presentes e o principal objetivo de fomentar a agricultura familiar na Universidade, possibilitando a inclusão produtiva e renda, se tornou possível. “Estamos muito felizes com a adesão das pessoas, tendo esse como um espaço de acesso à alimentação, produtos saudáveis, agroecológicos e que também podem contribuir com a qualidade de vida da nossa comunidade acadêmica”, destaca o técnico de extensão da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), Juliano Fossá.

Para Paola Batista Cassol, feirante de Planalto Alegre, poder vender na Feira é ir além de conseguir comercializar produtos e escoar a produção local. Para ela, essa ação traz a educação ambiental para os estudantes e a comunidade em geral. Na feira, Paola trouxe morangos, amoras agroecológicas sem agrotóxicos, ervas medicinais e aromáticas, além de algumas hortaliças e verduras. “É muito bom inserir esse meio da agroecologia na Universidade, e consequentemente, ampliar o pensamento dos consumidores, a partir do conceito de quando a gente consome um alimento natural, agroecológico, ele não é só um alimento, mas sim um cuidado com o meio ambiente, um cuidado com a saúde de forma integral”, ressalta.

Outro feirante que estava satisfeito com a Feira foi Nédio Carraro, de Guatambu. Ele produz e comercializa produtos derivados do leite, como iogurtes e queijos. Nédio acredita que a Feira vai ser um sucesso e que as pessoas irão ter o hábito de comprar produtos mais saudáveis nas terças-feiras. “A expectativa é a melhor possível. Nós já trabalhamos com feiras no centro da cidade e agora nesse espaço, aberto para comercializar produtos da agricultura familiar. Aqui se abrem novos caminhos, novos horizonte e eu vejo a Uno como um campo promissor”.

Uma das pessoas que compraram na feira foi Milta Morona, que veio a convite do sobrinho conhecer o espaço e saiu com as sacolas cheias. Ela mora em Chapecó e sempre que pode faz compras em feiras orgânicas. Milta destaca que a feira surpreendeu pela organização e pela variedade de produtos ofertados. “Eu achei esse espaço da feira muito bom, tem muita verdura, fruta, tudo fresquinho e com um preço bem acessível”, completa. (Informações NPC da Assessoria de Imprensa Unochapecó).

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios