DestaqueEducaçãoEntretenimento

Extensa programação marca Semana do Livro e da Biblioteca

Segue até sábado (26) a Semana do Livro e da Biblioteca de Chapecó. A programação é organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella. De acordo com Caroline Miotto, bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella a programação tem como objetivo fomentar o livro e a biblioteca e dar ênfase para que a comunidade entenda como ferramenta cultural e espaços culturais para serem aproveitados no dia a dia. Ela explica que de segunda à sexta-feira são gratuitas e abertas à comunidade. Para a atividade do sábado (26) precisa fazer a inscrição através do site da Unochapecó.

Nesta segunda (21) o primeiro dia de programação da Semana do Livro e da Bilbioteca teve apresentação do espetáculo – “Tiana e Gazé: Uma história baseada em sapos reais” Bibliobike com Camila Miotto. Também aconteceu um bate-papo com os escritores Vilker Martins e Lívia Cristine sobre o livro “Era uma diferente vez: princesa Lilica e o poder da inclusão”. A noite ainda acontece a abertura oficial, com apresentação de sopros Programa Arte Cidadã e palestra – “A importância da leitura” com Camila Miotto.

Programação

22/10 terça-feira

14h – Programa Roda de Leitura Fundação Aury Luiz Bodanese – Contação de histórias com Eva Trierveiller

19h – Clube dos Autores de Quinta – Conversando sobre a produção literária independente.

25/10 sexta-feira

9h – Apresentação de violino programa Arte Cidadã; Espetáculo – “O conto da conta. O destino e a sorte: dois caminhos” Uma interpretação com Sayonara Grando, Sabrina e Alessandra Franco.

13h30 – Entrega de doação de livros para Penitenciária Masculina e Feminina de Chapecó, Programa Viver e Centro de Convivência de Jovens unidade Efapi

19h30 – Sessão de Biblioterapia com a consultora Cristiane do Prado.

26/10 sábado

13h às 18h – Oficina “Performatividade e teatralidade na tradição oral e outras peregrinações” com Manolo Kottwitz em parceria com o curso de Biblioteconomia da Unochapecó.

Biblioteca Pública

Criada em 18 de novembro de 1940, a Biblioteca Pública Municipal “Neiva Maria Andreatta Costella” é patrimônio cultural de Chapecó. Oferece a comunidade os serviços de: pesquisa, empréstimo de obras, espaço para leitura, consulta aos jornais diários, espaço infantil com jogos e livros, acesso a computadores com internet, e rede wi-fi. Além de programações culturais. Para associar-se na Biblioteca é necessário apresentar documento de identidade e um comprovante de residência atualizado. O cadastro pode ser feito por pessoas de qualquer idade, quando menores de 12 anos acompanhados pelos pais ou responsáveis. O associado pode retirar até dois livros por vez, devolvendo-os em 15 dias, sendo possível uma renovação por igual período.

A Biblioteca é composta pelos seguintes setores:

Setor de Empréstimo:

Responsável por emprestar livros aos sócios. São disponibilizados livros de literatura, técnicos, infantis, juvenis, didático, autoajuda, literaturas exigidas em vestibulares, acervo em braille, audiolivros e outros.

Setor de Pesquisa:

Dispõe para consulta local enciclopédias, livros didáticos, técnico-científico das principais áreas do conhecimento, jornais, materiais sobre a história de Chapecó e serviço de cópias e impressões.

Setor de Processamento Técnico:

Nesse setor é realizado o recebimento das obras adquiridas por doação ou compra. Posteriormente é realizada a conferência, catalogação e classificação de todos os materiais bibliográficos de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e o Código de Catalogação Anglo Americano (AACR2) e após a impressão de etiquetas para identificação das obras nas estantes.

Setor de Restauração:

Desenvolve o trabalho permanente de conservação, preservação e recuperação das obras que compõem o acervo.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios