
O que une duas cidades localizadas em países distintos? A língua? A culinária? Costumes e hábitos? Formas de trabalhar? Expressões religiosas? Certamente estes são alguns dos aspectos que aproximam Concórdia com a cidade italiana de Sarcedo. Em novembro deste ano, uma comitiva concordiense esteve na Itália para formalizar um acordo de colaboração com a cidade coirmã. Uma exposição foi montada para mostrar objetos presenteados à comitiva brasileira e contar um pouco mais desta história. A exibição segue até dia 2 de janeiro, na Galeria de Artes do Calçadão.
Clique aqui e RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Parte dos imigrantes que fixaram residência em Concórdia entre as décadas de 1930 à 1940 são oriundos da região do Vêneto, onde está localizado o município de Sarcedo. Estes trouxeram vários bens culturais transmitidos de uma geração a outra.
O ato de firmar o Pacto de Gemellaggio (Pacto de Colaboração) fortalece os laços culturais, sociais e econômicos entre os municípios. Também, possibilita na contemporaneidade, estabelecer novas relações entre os descendentes de imigrantes com os habitantes da região do Vêneto.
Em 2019, durante a Feira Expo Concórdia, a comitiva de Sarcedo esteve em solo concordiense, onde autoridades brasileiras e italianas, firmaram o Pacto Gemellaggio, tendo como um dos seus marcos a criação da Praça Sarcedo no Parque de Exposições. No local está o monumento que o prefeito italiano, Luca Cortese, trouxe à Concórdia. A partir deste ato, as relações entre as duas cidades se consolida e motiva a visita de concordienses a Sarcedo.
Desta forma, em novembro de 2022, a Administração Pública Municipal e a Associação Italiana Vêneta de Concórdia viajam a Itália. Em Sarcedo, o município concordiense recebe homenagem com a criação do Parque Concórdia. É neste espaço que está instalada a placa levada pela comitiva catarinense.