GeralSaúde

Entenda por que não é necessário usar óculos de proteção na rua

O contágio pelo novo coronavírus acontece principalmente pelas vias aéreas superiores, fossas nasais, faringe e laringe. Os olhos também são vulneráveis, mas uma forma menos comum de contrair a covid-19.

“O novo coronavírus entra no organismo normalmente pela inspiração de gotículas contaminadas. Daí a necessidade de todos usarem máscara”, afirma o oftalmologista Diego Queiroz. “A contaminação pode se dar, no entanto, por meio do contato do vírus com as mucosas dos olhos e da boca. Por isso, é recomendado não levar as mãos ao rosto”.

O médico explica que não há necessidade de a população usar óculos como equipamento de proteção individual no dia a dia. Ele ressalta a importância do uso da máscara e o respeito à distância de 2 metros de distância de outras pessoas em locais públicos, como orienta o Ministério da Saúde.

“Com o uso da máscara, as chances de contaminação caem para até 1,5%. Usando a máscara e respeitando a distância de 2 metros entre as pessoas, as chances de contágio são praticamente nulas. Se uma pessoa contaminada conversar com outra a uma distância de 2 metros, não há a possibilidade de alguma gotícula contaminada atingir o olho da outra pessoa”, explica.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os óculos de grau não protegem contra o coronavírus.

Para quem precisa de óculos por problemas de oftalmológicos, a recomendação é dar preferência ao acessório às lentes de contato. “Pessoas que usam lente de contato tendem a coçar mais o olho. Além disso, muitas delas podem acabar manipulando a lente sem a higiene adequada das mãos. Portanto, o ideal é suspender o uso durante essa fase”, orienta o médico. (Fonte R7).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link: https://chat.whatsapp.com/J4WlEehakUP9cOsnsHJ4Ng

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios