DestaqueSaúde

Encontro da Oftalmologia Catarinense debate avanços no combate às doenças da visão

Após um ano marcado pela pandemia, que impactou diretamente o acesso à saúde e a atividade médica mundo afora, a Associação Catarinense de Oftalmologia promove a primeira edição online do Encontro Catarinense de Oftalmologia 2021, que acontece no dia 20 de março. Além de debates técnicos e apresentação de novidades no tratamento a doenças de visão, o evento marca a eleição da nova diretoria da entidade, para o biênio 2021-2022.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp

A programação acontece na parte da manhã, a partir das 9h, e terá quatro debates. No primeiro deles, a dra. Luisa Moreira Hopker (Curitiba/PR) fala sobre as diretrizes de periodicidade do exame oftalmológico nas crianças (oftalmopediatria). Em seguida, o dr. Ramon Coral Ghanem (Joinville/SC) aborda cirurgias refrativas e a escolha da melhor técnica para cada caso.

JOÃO Artur Etz Jr. – Foto Divulgação

Os demais temas vão destacar novidades médicas para cirurgias de catarata, com o dr. Ernani Luiz Garcia (Florianópolis/SC) e atualizações sobre o tratamento do edema macular diabético, ministrado pelo dr. Fabio Bom Aggio (Joinville/SC). As inscrições para o evento podem ser feitas no site https://www.sociedadesco.org.br/.

Apesar do distanciamento social causado pela Covid-19, a Associação Catarinense de Oftalmologia espera uma ampla adesão da comunidade médica com o evento online. “É uma oportunidade para atualizarmos nossos conhecimentos e interagir com toda a classe em Santa Catarina, algo que ficou comprometido desde o ano passado em função da pandemia”, ressalta o dr. João Artur Etz Jr., presidente da entidade.

Em 2020, a Associação fortaleceu o combate ao exercício irregular da profissão ao encaminhar denúncias às autoridades públicas (Ministério Público, Vigilância Sanitária e secretarias de saúde do Estado e municípios) sobre consultas e prescrições de medicamentos realizadas por técnicos e profissionais não médicos em Santa Catarina. Tal prática é vedada por decreto federal, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) publicado em agosto do ano passado. Casa de la Gracia/La Via Comunicação

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios