Destaque

Eficácia da vacina de Oxford sobre cepa do Amazonas sai em 14 dias

Com o surgimento das variantes donovo coronavírusuma das maiores dúvida de médicos, pesquisadores e pessoas em geral é sobre a eficácia das vacinas, já produzidas, contra as infecções causadas por essas mutações.

No Brasil, a cepa do Amazonas tem maior possibilidade de propagação, do que as outras variantes. Por isso, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro, e o Instituto Butantan, em São Paulo, correm para testar a vacina de Oxford e Coronavac, respectivamente. O médico e pesquisador da Fiocruz, Felipe Naveca acredita que em até duas semanas, a fundação vai conseguir divulgar os resultados dos primeiros estudos sobre a eficácia da vacina produzida no Rio de Janeiro.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Amostras da P.1, como é chamada a variante brasileira, foram enviadas do Amazonas para a sede carioca da fundação e, lá, o vírus foi isolado para os testes. “Precisávamos isolar o vírus e esse processo biológico não tem como ser apressado. Já conseguimos começaram os ensaios nas amostras de pessoas que foram infectadas e das que tomaram a vacina Oxford/AztraZeneca. Em duas semanas teremos as primeiras respostas desse estudo”, conta Naveca.

Os pesquisadores vão aplicar a variante no soro das amostras que estão guardadas na Fiocruz e será verificado se os anticorpos produzidos neutralizam ou não a mutação.

Além do Brasil, a Universidade de Oxford recebeu amostras da cepa P.1 da fundação e está testando também a eficácia do imunizante contra a mutação do Amazonas.

Em pesquisas iniciais, os pesquisadores verificaram que os efeitos da vacina de Oxford contra a variação da África do Sul não foram satisfatórios e o país parou de usar o imunizante. Por isso, é importante saber os efeitos sobre a P.1 para verificar se vale a pena, ou não, seguir com as aplicações dessa vacina por aqui.

No caso da Coronavac, o diretor do Instituto Butantan afirmou que os testes começaram a ser feitos e que os pesquisadores têm a expectativa positiva da eficácia. Isso porque, na China o laboratório Sinovac testou a vacina contra as variações britânica e sul-africana (outras duas variantes espalhadas no mundo e que preocupam especialistas) e o resultado foi satisfatório. Do R7

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios