Educação realiza mobilização na praça central de Chapecó

Ato em Chapecó será realizado durante todo o dia (Fotos: Chapecó Online)

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC) realiza nesta quarta (15), mobilizações e atos em várias cidades catarinenses.

Conforme informações da coordenadora regional do Sinte, Zigue Timm, em Chapecó a mobilização envolve, estudantes, professores, representantes da UFFS, do Instituto Federal, além de estudantes do ensino médio e professores da rede estadual. “É um ato unificado de quem defende e luta pela escola pública. É mobilização contra a reforma da previdência e contra os cortes dos investimentos da educação básica e no ensino superior.”, destaca coordenadora, dizendo que as mobilizações e atos estão sendo realizados em todo o país.

Em Santa Catarina, as mobilizações e atos, estão sendo realizados em 12 cidades, sendo Florianópolis, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Lages, Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma, Araranguá, Xanxerê e Mafra.

Em Chapecó, as ações iniciaram às 10h, na praça Coronel Bertaso, quando foi realizada uma aula pública, com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

No período da tarde, os participantes se mobilizam novamente na praça e após se dirigem até a sede da Gered. “A Gered simboliza o governo que faz os cortes na educação, tanto a nível federal quanto estadual”, explica Zigue. Às 18h, o grupo volta a se reunir na praça central, para realização de novo ato.

Greve

De acordo com o Sinte, Essa mobilização a nível de país, que acontece nesta quarta (15), é uma preparação para uma greve geral, que está prevista para o dia 14 de junho.