DestaqueEconomia

Diminui a confiança dos consumidores chapecoenses

Caiu neste mês o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) chapecoense em 0,52%, ao passar de 69 pontos em maio para 68,65. Esses dados fazem parte da pesquisa do ICC, feita em conjunto pela área de Pesquisa e Estatística do Sicom e da Unochapecó, por meio do curso de Ciências Econômicas.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Para a responsável pelo levantamento do ICC, professora Cássia Heloisa Ternus, esta leve queda em junho mostra que os consumidores ainda estão incertos diante das condições econômicas e políticas atuais. A redução do índice, conforme indicado no levantamento, foi puxada pela confiança dos chapecoenses com renda até R$ 2 mil (7,63%) e dos consumidores com idade até 24 anos (2,92%). Por outro lado, as variações positivas mais expressivas foram registradas pelos consumidores com idade entre 45 e 65 anos (26,89%) e com renda maior ou igual a R$ 4 mil (12,12%).

No que abrange os subíndices, o Índice de Condições Econômicas teve queda de 8,60%, atingindo 60,37 pontos, ante 66,06 de maio, quando houve queda de 3,93%. No Índice de Expectativas de Consumo houve elevação de 4,12%, totalizando 73,73 pontos, enquanto em maio esses números foram de alta de 12,86% e de 70,81 pontos.

Outro índice analisado, o do Endividamento e Inadimplência do Consumidor, permite sondar o nível de obrigações a pagar ou em atraso que o consumidor possa ter. Neste mês, o IEIC apresentou aumento de 6,81%. Em maio esse índice representava 119,74 pontos e agora em junho subiu para 127,90 pontos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 a 26 de maio, e composta por 97 mulheres e 82 homens de diversas faixas etárias e classes de renda.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios