GeralInternacional

Designer japonês Kenzo Takada morre de covid-19

Kenzo Takada, estilista japonês fundador da marca de moda Kenzo, morreu de covid-19, segundo um porta-voz da empresa citado pela mídia francesa. Kenzo morreu no American Hospital em Paris aos 81 anos, segundo o comunicado.

Conhecido por suas estampas gráficas e florais coloridas, Kenzo foi o primeiro estilista japonês a ganhar destaque no cenário da moda parisiense.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Ele se estabeleceu na França na década de 1960 e passou o resto de sua carreira lá. Com seus “quase 8.000 desenhos”, o estilista japonês “nunca deixou de celebrar a moda e a arte de viver”, disse seu porta-voz.

Nascido em 1939 perto de Osaka, Kenzo Takada chegou à França em 1965 de barco e se estabeleceu em Paris. Ele fundou a marca internacionalmente conhecida com seu primeiro nome na década de 1970.

Kenzo começou a ter interesse por moda muito jovem ao ler as revistas de sua irmã. Aos 18 anos, chegou a frequentar a Universidade de Kobe para estudar literatura. Contrariando os pais, deixou o curso para trás e foi estudar na Bunka Fashion College, em Tóquio. De acordo com a “Vogue” inglesa, foi um  dos primeiros alunos do sexo masculino a ser admitido.

Depois de ganhar o prestigioso prêmio Soen, da própria universidade, em 1960, foi trabalhar na loja de departamentos Sanai como estilista de moda feminina, criando até 40 looks por mês. Em 1964, Kenzo trocou o Oriente pelo Ocidente, estabelecendo-se em Paris. Na capital francesa, a moda revolucionária de André Courrèges foi sua inspiração para criar cerca de 30 peças, e cinco foram aceitas pelo estilista francês Louis Feraud (1920-1999).

Após passar por outras lojas de departamentos, o designer abriu sua primeira loja, em 1970, a Jungle Jap, na Gallerie Vivienne, onde aconteceu também seu primeiro desfile. No ano seguinte, seu trabalho apareceu nas páginas da “Vogue” americana. Um marco. Em 1983, ele lançou a primeira coleção masculina. Em 1988, ele colocou no mercado sua linha de perfumes femininos – a primeira fragrância para homens veio só em 1991. Hoje, o carro-chefe é a Flower by Kenzo, lançada em 2000. (Fonte R7).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios