DestaquePolítica

Deputados pedem manutenção da isenção de ICMS sobre os defensivos agrícolas

A Assembleia Legislativa foi palco nesta quarta (11) da maior audiência pública de sua história, com as galerias, Auditório Antonieta de Barros, Plenarinho Paulo Stuart Wright, salas das comissões e o hall principal absolutamente lotados, com quase 2 mil produtores rurais que vieram acompanhar o debate sobre a manutenção da isenção da alíquota de ICMS sobre os defensivos agrícolas. A ampla maioria se manifestou contrária à tributação por temer o aumento dos custos, que impactariam nos preços e tirariam a competitividade do agronegócio catarinense.

Presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado Marcos Vieira (PSDB) foi o proponente da audiência pública e presidiu os trabalhos. Para o deputado, foi um dia histórico para o parlamento catarinense, que mais uma vez mostrou protagonismo nas grandes questões de interesse da sociedade catarinense. “A audiência atingiu seus objetivos, pois mostrou a força e o descontentamento do produtor catarinense com a possibilidade de pagar mais impostos, e por ter feito o governo do Estado, através do secretário da Fazenda Paulo Eli, se colocar de forma favorável à manutenção do convênio 100/97 do Conselho de Política Fazendária (CONFAZ) na próxima reunião do conselho, dia 3 de abril, em Natal (RN), o que na prática significa que não haverá alteração na isenção de ICMS nos defensivos agrícolas”, ressaltou o Deputado Marcos Vieira, que completou: “Parabéns aos deputados, que em sua quase totalidade participaram da audiência, defenderam o produtor agrícola e assinaram a moção do parlamento que pede ao governador que oriente o voto de Santa Catarina no CONFAZ de forma a seguir com a isenção de ICMS nos defensivos. E parabéns a todas as entidades ligadas ao agro catarinense, em especial a Faesc, Fetaesc, Ocesc e Fecoagro, que mostraram muita força em favor de quem trabalha e produz no nosso Estado”, finalizou o deputado Marcos Vieira.

A audiência também teve a participação da Comissão de Agricultura e Política Rural, presidida pelo Deputado José Milton Scheffer (PP), e ainda contou com a presença de 36 dos 40 parlamentares, algo inédito em se tratando de audiências públicas na Alesc. Todos os deputados assinaram a moção, entregue ao secretário da Fazenda Paulo Eli, e também entregaram aos representantes do governo do Estado (além de Eli, estava presente o Secretário de Agricultura Ricardo Gouvêa) um abaixo assinado com mais de 1,6 mil assinaturas colhidas ao longo da audiência.

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios