
A deputada estadual e presidente da Comissão de Educação da Alesc, Luciane Carminatti (PT), entregou na última sexta (23), uma moção de aplauso para as estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do IFSC Chapecó selecionadas para o programa de formação de jovens meninas líderes “Power4Girls – Empower to Lead”.
👇Quer ficar BEM INFORMADO?⏬
👉 Clique abaixo e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
👉🏿Acesse nosso grupo de NEGÓCIOS/CLASSIFICADOS💰
A premiação é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos em parceria com o Instituto Gloria e tem o apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O objetivo é empoderar meninas por meio de uma formação que estimula o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social para o ambiente de trabalho do século 21.
O tema da edição deste ano é Inclusão e Acessibilidade e a proposta das alunas do IFSC foi possibilitar o uso da plataforma Arduíno por pessoas com deficiência visual. Com o projeto das estudantes, a intenção é que quem tenha deficiência visual também possa aprender e praticar conceitos de eletrônica, automação e internet das coisas.
Para a deputada Luciane, é fundamental que meninas e mulheres sejam valorizadas em projetos de iniciação cientifica. “Fiquei muito feliz em saber que eram meninas envolvidas na ciência e que temos mulheres superando os desafios e desenvolvendo projetos importantes para a comunidade. Isso é um bom exemplo da importância da ciência na escola, para que possamos ter mais cientistas, pesquisadoras, engenheiras. Quero parabenizar as estudantes e também o professor orientador que desenvolveram esse projeto tão bacana que promove a inclusão dentro da ciência”, destaca.
A parlamentar também ressalta a importância de fomentar projetos de inclusão em todas as áreas do conhecimento. “Temos tanto para avançar do ponto de vista da nossa sociedade enxergar a diversidade e os diferentes como algo da construção humana. A partir daí nós fizemos essa moção de aplauso também para que sirva como um incentivo para estas estudantes e para toda a educação, para que mais ações e projetos dentro da educação básica se tornem realidade”, afirma.
A equipe do IFSC Chapecó é formada pelas alunas Milena Ghisleni Raimann (15 anos), Vitória Mucelini Wagner (16 anos), Eduarda Bueno Zonta (18 anos) e Karoline Paula Coletti Gomes (16 anos) e pelo professor orientador Marcos Virgilio da Costa. Em outubro, as 20 equipes selecionadas irão a Brasília para a apresentação dos protótipos desenvolvidos, onde será feita a avaliação final do programa e a entrega dos prêmios para os projetos mais bem avaliados.