DestaquePolítica

Depois de muita luta e mobilização, Governo divulga cronograma de vacinação dos trabalhadores da educação

O Governo de Santa Catarina divulgou na última semana a data de início da vacinação dos trabalhadores da educação contra a COVID-19. A vacinação inicia no dia 31 de maio e deverão ser vacinados os profissionais que atuam na rede pública e privada, seguindo um cronograma de prioridades, divididos em 13 grupos.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

O primeiro grupo será dos professores e auxiliares que atuam nas instituições de Educação Especial (Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP), totalizando 4.872 pessoas. Na sequência, recebem a vacina os professores, 2º professores, auxiliares e demais profissionais que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, sendo aproximadamente 35.900 pessoas.

Já no 3º grupo serão vacinados professores, 2º professores e auxiliares em sala de aula da pré-escola, com crianças de 4 a 6 anos de idade e a estimativa é vacinar 16.478 pessoas. Em seguida, serão vacinados os profissionais que atuam na equipe técnica, administrativa e pedagógica e que atuam na execução do PlanConEdu na recepção de estudantes e comunidade em geral, totalizando 10.931 pessoas.

Os profissionais que atuam nas atividades de limpeza, alimentação, serviços gerais e similares fazem parte do 5º grupo de vacinação, sendo 12.735 pessoas. No sexto grupo estão os professores, 2º professores e auxiliares do ensino fundamental anos iniciais e a estimativa é vacinar 18.737 pessoas. O Grupo 7 contempla os professores, 2º professores e auxiliares que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos iniciais nos 4° e 5° anos e o Grupo 8, os professores, 2º professores e auxiliares e afins que atuam em sala de aula do ensino fundamental anos finais.

Os professores e demais profissionais que atuam com o ensino médio estão no Grupo 9 e no Grupo 10 será a vez dos trabalhadores que atuam em sala de aula do ensino profissionalizante No Grupo 11 estão os professore e profissionais que atuam em sala de aula do ensino superior. Finalizando a vacinação estão os trabalhadores da educação que atuam de forma presencial em outras áreas e na sequência os trabalhadores da educação que atuam em atividade remota, EAD ou similares.

A Secretaria de Estado da Saúde salientou que dependendo do número de doses da vacina contra a Covid-19 a serem disponibilizados, a vacinação de cada grupo deverá seguir o critério de priorização segundo faixa etária, sendo vacinados primeiro os trabalhadores de 50 a 59 anos e na sequência os trabalhadores de 40 a 49 anos, 30 a 39 anos e por último, os de 18 a 29 anos.

No momento da vacinação, os trabalhadores da educação deverão apresentar documento com foto, CPF ou Cartão SUS, contracheque e documento comprobatório da área de atuação emitido pelo gestor da instituição.

Para a deputada estadual, Luciane Carminatti, o início da vacinação dos trabalhadores da educação é uma vitória e garantirá mais segurança tanto para os profissionais que atuam diretamente nas escolas, como para os estudantes e suas famílias. “Depois de toda nossa luta e mobilização, que começou ainda no ano passado, o governo de SC anunciou que iniciará a imunização dos trabalhadores da Educação em 31 de maio! É com atraso, mas veio! Vamos seguir acompanhando o cronograma e a execução, para garantir que todos os professores, equipes de apoio, merendeiras, zeladores e motoristas do transporte escolar recebam suas doses o quanto antes”, afirmou.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios