Destaque

Dedicação integral à saúde

Um novo modelo de atendimento à saúde, já disponível na Unimed Chapecó, é o que há de mais atualizado no que diz respeito à qualidade como peça chave no cuidado ao paciente. O Atendimento Personalizado à Saúde (APS) busca a construção de um sistema abrangente e com o foco na qualidade da assistência ao beneficiário. O modelo propõe que a base seja o cuidado primário direcionado à atenção à saúde dos pacientes como um todo e não somente às doenças.

O modelo atual de saúde, geralmente, é focado no médico especialista, que não possibilita a coordenação do cuidado. Já o modelo APS tem como foco a prevenção, pois propõe que a base seja a atenção primária à saúde da população e não aos cuidados dos doentes. Um dos fatores que levam à adesão à Atenção Primária é o crescimento dos custos dos sistemas de saúde no País, onde o investimento acaba não se revertendo em qualidade e expectativa de vida nos indivíduos.

“O APS traz de volta o chamado médico da família, tão comum no passado, para o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes. A principal mudança é que o paciente terá um médico para chamar de seu, o que resultará na melhoria do cuidado. Antes de procurar um especialista ou o pronto atendimento, ele procurará o médico de confiança”, explica o médico da família e coordenador do serviço na Unimed Chapecó, Dr. Juliano Brustolin.

Estudos estimam que um médico de Atenção Primária tenha condições de tratar adequadamente cerca de 85% das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Nos casos restantes, o médico encaminha para o especialista mais adequado para resolver aquele problema específico, evitando, assim, que o paciente consulte vários especialistas que não são os indicados para o caso.

Soluções Eficazes

O APS soluciona a grande parte dos problemas de saúde, tornando-se mais eficiente. “Com a evolução do sistema, o paciente se surpreenderá, pois a intenção é que o médico chame antes mesmo de surgir algum sintoma ou doença. O novo modelo usa muito a tecnologia como aliada, com prontuário eletrônico, tudo mais acessível e disponível”, pondera Dr. Brustolin.

 O objetivo, segundo ele, é que cada profissional especializado em Atenção Primária à Saúde busque melhorar a qualidade assistencial, utilizando de forma mais racional os recursos financeiros e obtenha maior satisfação dos beneficiários e dos demais médicos cooperados.

O início

O Sistema Unimed deu início ao projeto quando inaugurou, em Guarulhos, na Grande São Paulo, uma clínica que tem o médico da família como base do atendimento. A ideia é seguir os critérios criados pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), que prevê melhoria da saúde, aumento da satisfação do paciente durante o tratamento e a redução dos custos da medicina. A unidade é a primeira do setor privado nesses moldes. Na prática, o paciente não precisa ficar doente para consultar, mas deve consultar para prevenir doenças. Para isso, médico e paciente estabelecem metas e estratégias que serão revistas na medida em que for necessário. E o acompanhamento é realizado em consultório ou por meio de sistemas tecnológicos. (Andressa Oliveira Recchia/Unimed Chapecó).

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios