GeralSaúde

Cuidar da saúde é sinônimo de qualidade de vida

Manter em equilíbrio saúde mental, física e emocional é um desafio diário que requer persistência e mudanças de hábitos. Em tempos de pandemia, se observa que intensificou o estresse e a ansiedade e, consequentemente, a necessidade de gerir as emoções e administrar os afazeres diários. Também se percebe a dificuldade/medo na busca por serviços de saúde para a manutenção dos exames de rotina durante a pandemia.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Para auxiliar os beneficiários neste processo de melhoria da qualidade de vida a Medicina Preventiva – Espaço Viver Bem da Unimed Chapecó iniciou, na última semana, um projeto com os colaboradores da Cooperativa Agroindustrial Alfa (Cooperalfa).

As atividades contam com a parceria Unimed/Cooperalfa que tem como objetivo a prevenção e promoção à saúde do colaborador levando em consideração Janeiro Branco – mês alusivo à saúde mental – e Janeiro Verde – mês da conscientização feminina sobre a prevenção ao câncer de colo de útero.

Durante o evento os colaboradores participaram da técnica de relaxamento conduzida por dois psicólogos da Unimed e o público feminino teve a oportunidade de realizar a coleta do exame Citopatológico, para rastreio do câncer do colo de útero, realizado por duas enfermeiras da Cooperativa Médica. O  método de rastreio (exame preventivo do colo do útero – Papanicolau) é o mais utilizado mundialmente e é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer diagnóstico precoce da doença, possibilitando, assim, a cura na quase totalidade dos casos. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte em mulheres por câncer no Brasil, por isso intensifica-se a importância da realização periódica desse exame e da ação proposta. As mulheres que apresentarem resultados alterados também receberão orientações e encaminhamento para tratamento adequado.

A auxiliar de cozinha há 20 anos, Marildes Almeida da Silva, gostou da proposta. “Sempre faço o exame na unidade de saúde, mas com essa parceria não precisei me deslocar e pude fazê-lo no meu intervalo”, explicou ao acrescentar a importância de realizar o preventivo anualmente e de orientar outras mulheres próximas sobre a necessidade de se cuidar.

As oficinas de relaxamento tiveram em média 20 minutos de duração. No primeiro dia, foram conduzidas pelas psicólogas Adriana May Rossi e Carla Zeni Baucom o objetivo de proporcionar relaxamento muscular, de forma gradual, melhor conhecimento do corpo e desenvolvimento do autocontrole emocional.

Essas atividades coletivas foram realizadas seguindo as recomendações de enfrentamento do novo coronavírus, com distanciamento, utilização de máscara e álcool em gel. Para participar os colaboradores realizaram inscrição no setor de Medicina Ocupacional da Alfa.

O auxiliar administrativo, Wellinton Zille – que atua há um ano no setor de cereais –, achou bem-vinda a iniciativa, principalmente pela carga estressante causada pela pandemia. “Precisamos tirar um tempo ao longo do dia para aplicar a técnica de relaxamento e renovar nossas energias”, comentou.

O coordenador do setor de Segurança e Saúde do Trabalho da Cooperalfa, Nei João Parabocz, enfatizou que a iniciativa vem de encontro ao que é desenvolvido no dia a dia para prevenção de doenças. “Podemos dizer que a sociedade vive em constante turbulência e as pessoas estão cada vez mais ansiosas e estressadas. Aliado a esse contexto há a insegurança de perder um familiar para a covid-19. Estamos tensos, temos excesso de trabalho e de atividades e precisamos aprender a priorizar o que é vital”, relatou.

Origem do projeto

De acordo com a coordenadora da Medicina Preventiva do Espaço Viver Bem da Unimed Chapecó, Juliana Rodrigues da Cunha Cezar, esse projeto é alusivo aos movimentos Janeiro Branco (saúde mental) e Janeiro Verde (prevenção do câncer do colo de útero). “Nossa intenção é realizar outras ações semelhantes ao longo do ano conforme a necessidade de cada empresa, a exemplo da obesidade ou câncer de mama. Queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes”, enalteceu. MB Comunicação

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios