
No Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM Saberes da Infância, as crianças da pré-escola estão estudando sobre as diferenças entre as características físicas das pessoas e a relação disso com a hereditariedade. O projeto é mediado pela professora regente Sandra Terezinha Koswoski.
Durante as atividades, as crianças se mostraram curiosas sobre o motivo pelo qual as pessoas têm cores de pele diferentes. Motivados por essa dúvida, os pequenos realizaram pesquisas sobre genética com o apoio de suas famílias e descobriram que herdamos características dos nossos antepassados.
A pesquisa levou os alunos a aprenderem que a hereditariedade está diretamente ligada ao DNA. No entanto, uma nova questão surgiu: como provar a existência do DNA, sendo ele tão pequeno que não conseguimos enxergá-lo? A resposta veio por meio de uma experiência científica com morangos!
✅ Quer receber informações no seu celular: Clique AQUI e receba NOTÍCIAS EM SEU WHATSAPP
Transformando-se em verdadeiros cientistas, as crianças realizaram uma experiência com a fruta. “Ao misturar morango esmagado com álcool e sal, o DNA se torna visível, formando uma nuvem branca dentro do copo. Agora, a turma sabe que o DNA está presente em todos os seres vivos, inclusive neles mesmos”, explica Sandra.
Com esse projeto, as crianças puderam compreender a importância da hereditariedade. “Elas entenderam que vivemos em um mundo de diversidade, onde as pessoas não são idênticas. No entanto, os laços familiares nos mostram que somos parecidos com nossos parentes, herdamos características como a cor dos olhos e da pele de nossos avós, pais ou mães”, conclui a professora.