Destaque

COVID-19: Prefeitura de Xanxerê decreta calamidade pública

Foi publicado nesta quinta (25), o decreto 129/2021 que declara estado de calamidade pública em razão da pandemia de coronavírus por 180 dias. A medida é necessária em razão do colapso na saúde pela falta de leitos de UTI Covid, aumento nos casos ativos e alta na taxa de transmissibilidade, 1,47%.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região, do Brasil e do mundo pelo WhatsApp!

Após coletiva de imprensa realizada para relatar a situação de colapso no HRSP, autoridades estaduais e federais entraram em contato com o prefeito Oscar Martarello sinalizando ajuda ao município. O Ministério da Saúde enviará dois técnicos nesta sexta (26) para avaliar o pode ser feito.

Ainda na noite desta quarta (24), o Governo do Estado garantiu o envio de cinco respiradores para os leitos de UTI do Hospital Regional São Paulo. “O município vem acionando os governos, estadual, federal para que possam intervir nesse momento delicado em que nos encontramos. São inúmeros os nossos pedidos, mas pequenos em relação aquilo que Xanxerê precisa nesse momento, que é a transferência dos pacientes que estão na espera por uma vaga em um leito de UTI para outros hospitais da nossa região ou até mesmo de outros estados. Não estamos medindo esforços para que eles possam ser transferidos urgentemente”, destacou Martarello.

Ações

O município encaminhou ofício ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a instalação de um hospital de campanha com respiradores pulmonares ou a concessão de vagas em leitos de UTI com transporte, aporte de recursos financeiros e de material humano.

Foram enviados dois ofícios ao Governador do Estado solicitando apoio imediato do Exército Brasileiro com a designação de médicos e pedindo a implantação imediata de leitos de UTI Covid-19 no Hospital Santo Expedito de Ponte Serrada.

O prefeito encaminhou ainda ofício ao Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada solicitando apoio à instalação de um Hospital de Campanha com respiradores pulmonares.

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios