Destaque

Covid-19 mata mais do que gripe, mas menos do que outros coronavírus

O novo coronavírus apresentava uma taxa média de letalidade de 3,6% até esta quinta (12). Na China, 3,9%, e, fora dela, 3,2%. A variação entre países pode ir de 0% a 6,6%, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus até agora mata mais que o da gripe (Influenza), mas menos do que o de outros integrantes da família coronavírus (Sars e Mers). Os especialistas entrevistados pelo G1 dizem que ainda é cedo para cravar um número sobre a letalidade da doença Covid-19.

Letalidade por doença

 

  • Coronavírus Sars-Cov-2: média de 3,6% desde dezembro
  • Mers: 34%
  • Sars: 10%
  • Gripe (Influenza, como H1N1 e outras gripes comuns): de 0,01% a 0,08%
  • Sarampo: 1,42% em 2019 no mundo
  • Ebola: de 25% a 90%; na República Democrática do Congo, 65% no último ano

O que sabemos sobre a letalidade do coronavírus:

 

  • A taxa de letalidade entre idosos acima de 80 anos pode passar de 15%
  • No caso dos jovens, a taxa é menor de 0,5%
  • Na Itália, o número de mortos é alto (veja gráfico abaixo). A pirâmide etária do país provavelmente influencia no número, já que é um país com muitos idosos
  • É maior que o da gripe e do sarampo
  • É menor do que o do Ebola, da Sars e da Mers

A taxa de letalidade de uma doença é influenciada pela pirâmide etária do país, qualidade do atendimento à saúde, características do vírus, quantidade de leitos e até estratégias de combate estabelecidas pelo governo. Até esta quinta-feira, 118 países tinham confirmado casos do coronavírus. Os índices podem variar bastante, de acordo com a infectologista Nancy Bellei, consultora para a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professora na Unifesp.

O H1N1, última pandemia declarada pela OMS antes do coronavírus, também demorou para determinar uma taxa de mortalidade: de 0,01% a 0,08%. Bellei diz que existia essa variação, mas como é um vírus que mata menos e tinha uma medicação, o tamiflu, as diferenças não foram tão significativas entre países.(Fonte G1).

Receba Notícias no seu WhatasApp?
Clique no link:  https://chat.whatsapp.com/IqM6dk1CKP9BPRhRZlDv3E 

 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios