Geral

Covid-19: ACIC promove projeto Mentoria Solidária

Conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. Esse é o objetivo do projeto Mentoria Solidária promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa integra as dez medidas adotadas pela entidade para apoiar as empresas – principalmente as micro e pequenas organizações – no enfrentamento das dificuldades ocasionadas pelo novo Coronavírus.

A ação é organizada pela Diretoria de Núcleos Empresariais e terá como mentores os nucleados da ACIC e demais empresários interessados em participar da iniciativa. A intenção é expandir o trabalho em rede feito pelos núcleos empresariais, fortalecer o associativismo e o trabalho colaborativo e auxiliar as empresas que precisam.

O projeto é gratuito e não tem caráter de consultoria ou assessoria, mas sim de troca de experiências entre mentor e mentorado.

De acordo com a diretora de Núcleos Empresariais, Cleunice Zanella, as mentorias serão realizadas nas mais diferentes áreas. “A empresa que precisa de ajuda pode buscar a ACIC e apresentar sua demanda. A entidade, por meio do setor de núcleos, fará o encaminhamento para o mentor que poderá contribuir com o tema solicitado. Temos profissionais com amplo conhecimento que podem contribuir e dirimir dúvidas em assuntos dos mais diversos, como os relacionados aos setores tributário, financeiro, gestão de pessoas, legislação trabalhista e fatores emocionais”, expõe.

O programa prevê até duas mentorias por empresa com o mesmo mentor. Cada mentoria terá aproximadamente 45 minutos de duração e será realizada virtualmente. “Será uma conversa para auxiliar os micro e pequenos empreendedores. O mentor é um aconselhador e poderá dar indicações de caminhos para o gestor tomar decisões na sua organização”, acrescenta Cleunice.

COMO PARTICIPAR

As empresas interessadas podem entrar em contato com a ACIC através do e-mail nucleos@acichapeco.com.br e WhatsApp (49) 9 8418-1811, com a coordenadora de Núcleos Empresariais, Daniela Gonçalves da Rosa. O Setor de Núcleos direcionará para o mentor que atua na área solicitada pela empresa. Na próxima quinta-feira (2), às 16h, a ACIC fará uma live para explicar sobre o projeto. O programa tem início imediato e terá duração de um semestre.

AS DEZ MEDIDAS ANUNCIADAS PELA ACIC

1 – Postergar a mensalidade dos associados que solicitarem por até três meses, sendo prorrogável por mais três meses.

2 – Lançar uma campanha de arrecadação de recursos para compra de respiradores para a UTI do Hospital Regional do Oeste (HRO).

3 – Criar o programa Plantão Jurídico que disponibilizará atendimento gratuito aos associados para esclarecimento de dúvidas.

4 – Criar o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito para disponibilizar empréstimos com um montante de R$ 2,4 milhões. Cada micro e pequena empresa associada poderá, de acordo com aprovação do seu plano de negócio, financiar até R$ 50 mil.

5 – Instituir o programa Dúvidas Tecnológicas, um canal para esclarecer dúvidas relacionadas a tecnologias.

6 – Disponibilizar, no site da ACIC, um portal com recomendações sobre legislação trabalhista e jurídica e informações nas áreas tecnológica, financeira, tributária, de saúde e bem-estar, entre outras.

7 – Promover a campanha Pequenas Ações e Grandes Atitudes. O objetivo é antecipar pagamentos como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.

8 – A ACIC participa do Comitê da Ordem Pública, criado na semana passada e composto pela Prefeitura, autoridades de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações.

9 – Desenvolver ações junto aos governos municipal, estadual e federal relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos e outros benefícios para as empresas.

10 – Criar projeto de mentoria, junto à Diretoria de Núcleos Empresariais, para apoiar micro e pequenas empresas.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios